Notícias

Nesta quinta-feira(8) foi realizado o lançamento do projeto Deixa Aqui. A iniciativa visa destinar recursos para o terceiro setor e amparar as instituições beneficientes do município através do imposto de renda.

A campanha é importante para conscientizar a população para, literalmente, deixar em Pato Branco o dinheiro que poderá assistir as entidades locais e favorecer a parcela da sociedade que se encontra em vulnerabilidade social.

Os valores são conduzidos ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa e Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que por sua vez, são geridos por conselho formado tanto por membros da sociedade civil como pelo poder público.

O projeto é fruto da união de esforços entre a Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria de Assistência Social, Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso, IRDES, Sindicato das Empresas Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (SESCAP-PR) e Conselho Regional de Contabilidade do Paraná.

O montante arrecadado é, por lei, exclusivamente direcionado ao terceiro setor e pode ser transformador para incentivar as instituições pato-branquenses.

“É imprescindível a atuação dos profissionais de contabilidade, da imprensa e de toda comunidade como vetores de multiplicação dessa ideia. O objetivo é conscientizar o contribuinte de manter o recurso aqui para beneficiar os cidadãos que mais necessitam”, explica a Secretária de Assistência Social, Luana Varaschim Perin.

O propósito é aumentar a arrecadação para esse fins, já que Pato Branco tem potencial para alcançar mais de R$ 6 milhões e partir da dedução do imposto de renda de pessoa física. Atualmente a quantia não tem ultrapassado os R$ 110.000,000.

“Depende de todos nós e de nossa capacidade de propagação. Muitas vezes as entidades precisam de um fôlego extra para continuar atendendo a fazendo seu trabalho de grande impacto social”, completa Luana.