NotíciasSaúde

A partir da próxima segunda-feira (25) a Secretária de Saúde de Pato Branco inicia a imunização contra a covid-19 em crianças entre 3 anos a 4 anos completos. A ação será de segunda a quinta-feira na Sala de Vacina Central, das 7h30 às 17h30, e nas Unidades de Saúde dos bairros, das 13h às 16h.

A ação será de forma gradativa, sendo atendida inicialmente crianças de 3 e 4 anos completos com histórico de doenças crônicas (cardiopatias, Pneumopatias, doença renal, doenças neurológicas, diabetes, transplantados, HIV, síndrome de Down, doença falciforme) e crianças com 4 anos completos sem comorbidades.

Conforme a responsável pelo Setor de Imunização, Emanoeli Stein, não há necessidade de aguardar entre as demais vacinas. “Não existe mais a necessidade de intervalo entre as demais vacinas do calendário de vacinação de rotina. Somente 30 dias entre o diagnóstico da doença, a covid-19, para vacinação”.

Para a vacinação é importante os pais, ou responsáveis, terem em mãos os documentos pessoais da criança, com foto, carteira de vacina e comprovante de residência.

Entre janeiro e junho de 2022, Pato Branco registrou 723 casos de crianças na faixa etária de até 5 anos de idade positivadas com covid-19. Emanoeli alerta para a importância da imunização das crianças, pois “além de prevenir a transmissão do vírus, auxilia na imunização indireta da população, já que aumentará a cobertura vacinal e diminuirá a circulação do vírus”.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ainda no dia 13 de julho o uso da vacina Coronavac para crianças acima de 3 anos de idade, com eficácia estimada de 38,4% contra a covid-19, 64,6% contra hospitalização pela doença e 69,0% na prevenção de admissão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário