NotíciasSaúde

Pato Branco inicia na próxima terça-feria (28), a vacinação contra a covid-19 com o reforço do imunizante bivalente da Pfizer. Divida em quatro etapas, nesta primeira serão protegidos idosos acima de 70 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP), trabalhadores das ILP, imunossuprimidos acima de 12 anos, indígenas e quilombolas.

 

Esta vacina é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a covid-19. Protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.

 

Para a vacinação, o paciente deverá apresentar documento pessoal (com foto), carteira de vacina, ou o aplicativo ConecteSUS, além da comprovação de vinculação a um dos grupos prioritários. Estar com o esquema vacinal primário completo, indiferente do imunizante monovalente recebido anteriormente (duas doses para não imunossuprimidos e três doses para população considerada imunossuprimida).

 

O intervalo recomendado para receber o reforço é de, no mínimo, 4 meses.

 

A ação será nas terças, quartas e quintas-feiras, em todas as Salas de Vacina dos bairros das 8h às 11h e das 13h às 16h, e na Sala de Vacina Central das 7h30 às 17h. Conforme a equipe da Secretaria de Saúde, pacientes atendidos na Unidade de Saúde do bairro Pinheirinho, devido à reforma da estrutura, serão atendidos na ação em qualquer outra Unidade.

 

Próximas etapas

 

A segunda etapa, prevista para iniciar a partir do dia 6 de março, atenderá idosos da faixa etária entre 60 a 69 anos. A terceira será voltada para gestantes e puérperas, a partir do dia 20 de março.

 

Já a quarta etapa, prevista para iniciar no dia 17 de abril, atenderá trabalhadores de saúde, pessoas com deficiências permanentes, população privada de liberdade (PPL), funcionários do sistema prisional (FSP), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, com idade entre 12 a 18 anos.

 

A equipe do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde alerta que os cronogramas poderão sofrer alterações, conforme a disponibilidade de doses.

 

Para comprovar a vinculação com um dos grupos prioritário e fundamental apresentar:

– Imunossuprimidos: declaração médica;

– Gestantes: carteira de acompanhamento ou exame de gravidez;

– Puérperas (até 45 dias do pós-parto): declaração de nascido vivo do filho, ou certidão de nascimento;

– Trabalhadores de Saúde: carteira do registro profissional, ou declaração de vinculação a empresa contratante.

 

São considerados imunossuprimidos: transplantados, pessoas portadoras de HIV, tratamento com drogas consideradas imunossupressoras, imunodeficiências primárias e doença renal crônica em hemodiálise;

 

São considerados trabalhadores de saúde: indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância, gestão e regulação a saúde. Ou seja, que atuam em qualquer estabelecimento de saúde. Inclui trabalhadores de apoio como: recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiras e motoristas de ambulâncias;

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário