NotíciasSaúde

A Secretaria Municipal da Saúde de Pato Branco realizou, no sábado (11), a 13ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro, discutiu propostas para o Sistema Único de Saúde (SUS), reunindo lideranças comunitárias, profissionais da saúde e acadêmicos de cursos voltados a saúde.

Com a temática “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e com os eixos: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas; foram apresentadas para apreciação as propostas formuladas nas pré-conferências e aprovadas as que serão apresentadas na 13ª Conferência Estadual de Saúde e as que serão encaminhadas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Damiana Cissa, secretária executiva, explica que as propostas elencadas também integrarão o Plano Municipal de Saúde, “sendo o principal instrumento para o planejamento das ações do Fundo Municipal de Saúde de Pato Branco, determinando metas a curto, médio e longo prazo para sua execução”. Para complementar o debate, o procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná – CAOP Saúde, Marco Antonio Teixeira, realizou uma palestra, abordando “A Importância da Participação das Entidades do Vários Segmentos Para o Fortalecimento do Controle Social”.

Também, foi realizada a eleição e homologação dos delegados para representar Pato Branco na Conferência Estadual. A eleição dos seguimentos profissional de saúde e prestador de serviços será no dia 31 de março, na 7ª Regional de Saúde.