NotíciasParque Tecnológico

No último sábado(2), foi realizada a conclusão do processo seletivo para admissão de novos empreendimentos de tecnologia nas incubadoras de Pato Branco.

Entre as novas ideias propostas para o setor de tecnologia e inovação, foram 16 projetos inscritos, somando 8 equipes que concluíram todas as etapas estabelecidas e defenderam seu ingresso nas incubadoras.

A banca responsável pela avaliação dos participantes foi composta por profissionais atuantes no ecossistema de inovação local, representantes da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, do SEBRAE, do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Núcleo de Tecnologia e Inovação (NTI) e representante de universidades. Os critérios de classificação englobaram cinco eixos principais, sendo, empreendedorismo, tecnologia, mercado, gestão e capital.

Por meio da parceria entre UTFPR e a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio do SEBRAE, o Parque Tecnológico passará a abranger ambas as incubadoras de Pato Branco, ITECPB e Sprint. Ainda, o edital da ITECPB passará a ser contínuo, ficando permanentemente aberto, isto é, sempre que houver uma sala disponível será realizada seleção de novo ocupante, contribuindo na oportunidade a mais empresas interessadas ao oferecer mais celeridade no processo.

“O movimento de incubação em Pato Branco tem uma história com importantes resultados para a cidade e região. Fomos e somos exemplo para vários outros ecossistemas e agora, a união da Sprint e da Intec é um marco nessa história, um sinal de maturidade das relações institucionais que permitirá melhor eficiência e efetividade”, salienta o diretor geral da UTFPR Campus Pato Branco, Gilson Ditzel Santos.

Durante todo o ano de 2023 foram realizados alinhamentos entre ambas as incubadoras, com o acompanhamento e monitoramento das empresas recém-graduadas, viabilizando o aperfeiçoamento do trabalho. Além disso, o processo de seleção será padronizado, contemplando os mesmos aspectos dos demais municípios da região apoiados pelo Sebrae.

“O objetivo da aproximação física das incubadoras é o empreendedorismo, visando a sustentabilidade e a competitividade dos negócios. Essa é uma parte de um conjunto de ações de integração que vai maximizar os resultados, gerando ainda mais credibilidade ao trabalho. Como um dos impactos sociais e positivos, teremos o fortalecimento da formação de capital humano”, explica Cesar Collini, Gerente da Regional Sul do Sebrae-PR.

Participaram das avaliações estudantes do ensino médio, cursos de graduação e empresários já estabelecidos do setor. O resultado das avaliações será publicado em edital até o dia 08/12, para posteriormente completar o processo por meio da entrega de documentos e efetivação de contrato para estabelecimento nas incubadoras a partir de janeiro.

Entre os benefícios concedidos aos projetos selecionados estão o espaço físico, dentro do Parque Tecnológico, contando com cerca de 25 metros quadrados, acesso a bens e serviços da incubadora por meio de parceiros, além de suporte técnico, administrativo e jurídico e assessoria em pesquisa e desenvolvimento a partir de consultorias e mentorias. Além disso, são oferecidos editais de subvenção a fim de acelerar os empreendimentos.

O objetivo do projeto é lapidar as ideias iniciais e colocar em prática estratégias importantes para o desenvolvimento de cada produto.

“Pato Branco conta com um ecossistema de inovação já consolidado e essa é uma oportunidade valiosa para aqueles que estão iniciando um novo projeto no setor. Ao oferecer incentivos como a estrutura do Parque Tecnológico, fomentamos o aperfeiçoamento de produtos e soluções tecnológicas, e como consequência, o desenvolvimento local do setor”, explica o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Colla.

Os projetos contemplam diversos segmentos, desde sustentabilidade e criação de novos produtos para agropecuária, indústria, saúde, educação e tecnologia da informação.