DesenvolvimentoNotícias

O Conselho Municipal de Turismo de Pato Branco (COMTUR), com apoio da Prefeitura de Pato Branco, lançou a sondagem regional “Desafios no Deslocamento para Grandes Centros”, uma pesquisa com objetivo de identificar facilidades ou dificuldades da população para deslocamentos a centros microrregionais (cidades-polo regionais) ou grandes centros, especialmente capitais.

A ação ocorre em parceria técnica com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, e conta com apoio da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná (Agência), da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar). O lançamento foi realizado na noite desta quinta-feira (7), com a presença de representantes de instituições e entidades de Pato Branco, da região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.

A sondagem permitirá obter, entre outras informações estatísticas, o perfil sociodemográfico da população participante do estudo (Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina), a frequência de deslocamentos para centros microrregionais e grandes centros, os motivos de deslocamentos (busca por serviços de saúde e/ou educação, negócios etc.), os meios de transportes mais utilizados para os deslocamentos e as facilidades e/ou dificuldades no acesso e uso desses meios em cada município, ou seja, um diagnóstico de potenciais ações e políticas públicas que possam ser desenvolvidas por todas as municipalidades participantes.

Para participar da sondagem basta acessar o link comtur.patobranco.tec.br, responder o questionário eletrônico e assinalar as alternativas de respostas. “Qualquer pessoa que reside na região Sudoeste ou Oeste de Santa Catarina pode participar da sondagem. Ela foi elaborada dentro de toda a legalidade, é segura. Com os dados poderemos ter um diagnóstico amplo que possibilitará planejar ações estratégias para a nossa população”, explica o presidente do Comtur, Anery Junior Baggio.

Quem responder a sondagem, preenchendo todos os campos disponíveis, concorrerá a uma passagem aérea (ida/volta), com acompanhante, para o Rio de Janeiro (RJ). “ A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é parceira do Comtur e disponibilizou dois acentos para sortearmos aos participante da sondagem. A saída será especialmente do Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso e o ganhador poderá utilizar a passagem até o dia 31 de janeiro de 2023”, valida Baggio.