CulturaNotícias

Com apoio da Prefeitura, pato-branquenses realizam evento para celebrar o Dia Mundial do Acordeon

Com o apoio da Prefeitura de Pato Branco, os pato-branquenses Diego Guerro, acordeonista, e produtor Jhonni Almeida, realizam no próximo sábado (6), um evento especial para celebrar o Dia Mundial do Acordeon.

“Será uma oportunidade para os pato-branquenses conhecer mais sobre esse instrumento, proporcionando um momento de vivência, formação de plateia e legitimação da identidade cultural do município com relação a esse instrumento que é conhecido e praticado mundialmente”, pontua o diretor do Departamento de Cultura de Pato Branco, Jean Venâncio.

De forma simultânea, com a participação de mais de 30 municípios brasileiros, o evento será na Praça Presidente Vargas, com mateada, workshop sobre acordeon, exposição de instrumentos, rodas de conversa, discotecagem em vinil e, para encerrar, show com a Sanfônica e com Renato Borghetti.

Ainda, o evento conta com a parceria do projeto Fábrica de Gaiteiros.

De acordo com Guerro, o Dia do Acordeon já era comemorado há muito tempo, mas cada local pensava na sua comemoração de forma isolada. “A ideia foi unir todo mundo em torno do mesmo propósito, já que o acordeon é um instrumento universal e que representa a pluralidade, em especial, da cultura brasileira”, diz.

O dia, remete a data de registro da patente do instrumento.

9h – Mateada

10h – Oficina Ritmos do Sul

11h – Oficina História do Acordeon

14h – Discotecagem em Vinil

16h – Apresentação da Orquestra Sanfônica

17h30 – Show com Renato Borghetti

Exposição de instrumentos durante todo o dia.