NotíciasSaúde

Os grupos prioritários que ainda não se vacinaram contra a influenza (gripe) podem receber a vacina em uma das Salas de Vacina dos bairros, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h ou das 13h às 16h30, ou na Sala de Vacina Central,das 7h30 às 17h30.

 

A campanha segue até o dia 31 de maio. É necessário apresentar, na hora da vacinação, documento pessoal com foto, carteira de vacinação e documento que comprove o pertencimento ao grupo prioritário.

 

No sábado (15) a equipe da Secretaria da Saúde realizou o D da campanha. Foram aplicadas 1.414 doses de influenza. Também, foram aplicadas 363 vacinas relacionadas ao calendário de rotina e 644 contra a covid-19.

 

A vacina contra a Influenza visa a redução da circulação do vírus da gripe, além de evitar o agravamento da doença. Segundo dados da Vigilância em Saúde de Pato Branco, em 2022, foram registrados cerca de 23 casos de Influenza H3N2, quatro casos de Influenza A H1n1 e um caso de Influenza B.

 

“Estes números demonstram que o vírus segue sendo transmitido no município, embora em quantidade relativamente pequena, sendo fruto do controle epidemiológico realizado intensamente”, destaca a coordenadora do setor de imunização, Emanueli Stein. Todas as variantes podem apresentar complicações e evoluir para casos de síndrome respiratória aguda e até mesmo à morte.

 

 

Grupos prioritários

Neste momento estão sendo vacinados:

– Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias;

– Gestantes e puérperas (até 45 após o parto);

– Trabalhadores da área de saúde (públicos ou privados);

– Professores do ensino básico e superior;

– Idosos acima de 60 anos;

– Profissionais das forças de segurança e salvamento;

– Funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade;

– Pessoas com deficiência permanentes;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário;

– Pessoas com comorbidades como: doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, doenças renais crônicas, doenças hepáticas (Hepatite e Cirrose), doenças neurológicas (AVC e patologias degenerativas), Diabetes, Obesidade grau III;

– Pessoas imunossuprimidas, transplantados e portadores de trissomias.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário