EducaçãoNotícias

Pato Branco contará com mais cursos superiores gratuitos. Atendendo a solicitação da Prefeitura, o Governo do Estado autorizou estudos para implantação de um novo campus da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) no município, na modalidade de Educação à Distância (EAD).

“Pato Branco inicia uma nova história na educação, ampliando as oportunidades para toda a região”, enaltece o prefeito, Robson Cantu.

O ato foi realizado na manhã desta quinta-feira (15) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, com o prefeito, em Curitiba. O deputado estadual Guto Silva também participou do encontro.

Desde o início de 2021, a Prefeitura de Pato Branco vem buscando alternativas para ampliar o sistema educacional no município, visando a formação de qualidade, com cursos que atendam as demandas atuais e que gerem oportunidades. Observando a expansão da modalidade EAD, a Prefeitura buscou a possibilidade de a entidade trazer cursos nas áreas de tecnologia, inovação e do agronegócio.

Durante o ato, o prefeito destacou que a instalação da Unicentro em Pato Branco, atende uma demanda histórica e democratiza o acesso da população regional ao ensino superior. “Pato Branco respira tecnologia e a oferta destes cursos vai dar a oportunidade para que nossos jovens, que muitas vezes não têm como pagar uma faculdade, recebam a ajuda do Governo do Estado, além de garantir que a cidade receba uma fatia das verbas de ciência e tecnologia”, concluiu.

Já o governador, destacou que a ideia é aproveitar o potencial da região voltado ao setor tecnológico e de inovação formando mão de obra qualificada. “Pato Branco não tem nenhum curso das universidades estaduais, então vamos começar com dois na área de tecnologia e ir ampliando isso no futuro para termos um campus bem estruturado”, informou. “Dessa forma, vamos dar oportunidade aos nossos jovens que querem fazer um curso universitário e potencializar as vocações regionais, acompanhando o crescimento da cidade e contribuindo com o seu desenvolvimento”.

Para o deputado Guto Silva, Pato Branco tende a fortalecer ainda mais a sua vocação como polo de inovação. “Temos o campus da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) e faculdades privadas na cidade, mas não tínhamos um braço de uma universidade estadual, o que isso significa mais recursos em tecnologia, acesso à educação de qualidade para jovens da região, ampliando progressivamente em um grande espaço de tecnologia, ensino e saber”.

Com informações da Agência Estadual de Notícias