Recursos disponibilizados pelo Fundo para a Infância e a Adolescência (FIA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, estão sendo aplicados em projetos que beneficiam a população, como a oficina de psicomotricidade desenvolvida pela associação Iguais nas Diferenças.
O percentual concedido através do FIA possibilitou que a associação viabilizasse a oficina, que desde o dia 10 de março está atendendo 20 crianças, com idades entre 2 e 11 anos, que possuem algum tipo de deficiência. Segundo Angélica Oliveira, presidente da entidade, a maioria das crianças atendidas pelo projeto são autistas.
A oficina de psicomotricidade acontece nas segundas-feiras no período da manhã e nas quartas-feiras à tarde, onde são atendidas até duas crianças por vez, conforme o agendamento com as famílias. A oficina é ministrada pela pedagoga Luciane Matos Carvalho, especializada em psicomotricidade.
Angélica explicou que as atividades desenvolvidas na oficina proporcionam que as crianças tenham mais independência e evolução no desenvolvimento, tanto no contexto escolar quanto no familiar.
A pedagoga Luciane explicou que a psicomotricidade é a área que estuda como o desenvolvimento motor e cognitivo funcionam. Na oficina, o objetivo é estimular os alunos a alcançar os seus limites e ultrapassá-los.
“Isso só é possível graças às doações destinadas através do Imposto de Renda (IR), de pessoas físicas e jurídicas. Também é muito importante a parceria das entidades com o Município para que a gente consiga realizar esses projetos, que beneficiam não apenas as crianças, mas também toda a família”, destacou Angélica.
Destinação do IR
Para que a população pato-branquense seja cada vez mais beneficiada com projetos, a Prefeitura de Pato Branco lançou, no dia 14, através da Secretaria de Assistência Social, a campanha “Seu Imposto Pode Transformar Vidas”. O objetivo é incentivar os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para fundos de apoio a projetos sociais voltados à infância e à pessoa idosa.
A iniciativa visa sensibilizar a população sobre a possibilidade de destinar até 3% do imposto devido ao Fundo para a Infância e a Adolescência (FIA) e ao Fundo Municipal do Idoso, sem que isso gere qualquer custo adicional para o contribuinte. Essa contribuição pode ser feita diretamente na declaração de Imposto de Renda (IR), seja ao longo do ano ou na declaração de ajuste anual.