NotíciasSaúde

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, assinou nesta sexta-feira (08) a Lei número 5.946, de 7 de julho de 2022, que autoriza a abertura de crédito especial no orçamento do exercício de 2022, no valor de R$ 1.928.000,00 para a construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Morumbi.

O valor é referente ao convênio com o curso de medicina do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), de acordo com a portaria interministerial nº 16, que indica quatro categorias de repasse por parte da instituição de ensino que disponibiliza de curso de medicina.

“Estamos ampliando o atendimento básico na saúde do nosso município. Essa é a terceira unidade que está em processo para construção. Estamos melhorando a nossa saúde básica, fortalecendo-a”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

Licitação
O processo licitatório para a construção das Unidades Básicas de Saúde dos bairros São Francisco e Parque do Som já está em andamento. São duas novas UBSs Tipo II (com atendimento de duas equipes), com investimento de R$ 3.442.437,33.

“São duas unidades muito aguardadas pela população, que ampliará o atendimento às famílias, com mais qualidade e conforto”, salienta o prefeito.

Do total, R$ 750 mil são em convênio com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), destinado para a construção da UBS do São Francisco. O restante do montante é de contrapartida do município. “É o dinheiro do contribuinte retornando para ele, em ações, obras, que melhoram a qualidade de vida de todos”, ressalta o prefeito.

Também está em processo de licitação a reforma das Unidades Básicas de Saúde dos Fraron, São Cristóvão e Pinheirinho e da comunidade Nova Espero. Será um investimento de R$ 589.881,25, entre recursos próprios e convênio com a Sesa.

Ainda, já está em licitação a reforma da UBS do bairro São João. Será um investimento de R$ 186.749,70, para melhorias na estrutura física, pinturas e aberturas.

“Com essas obras, estamos proporcionando um melhor acesso para a nossa população, um melhor atendimento, aumentar a capacidade de atendimento para a população”, enfatiza o prefeito.