EducaçãoEsporte e lazerNotícias

O atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades. Corrida, lançamentos e saltos. Conforme o professor Marcos Antonio Gonçalves, o professor Pulga, são atividades naturais do ser humano, mas pouco praticadas culturalmente.

Com isso, em parceria entre as Secretarias de Esporte e Lazer e Educação e Cultura, está sendo realizado o Festival de Atletismo, envolvendo todos os alunos do 4º e 5º ano de todas as escolas municipais de Pato Branco.

“É uma atividade pouco praticada, porque as pessoas não tem a cultura. E como são atividades natural do ser humano, porque não explorar o natural”, salienta Pulga.

Divididos em etapas, envolvendo cerca de cinco escolas por vez, o Festival segue até o final do ano. São disputadas as modalidades corrida 50 metros rasos, arremesso e salto em distância, nas categorias masculino e feminino.

O Festival é realizado na pista da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Pato Branco). Antes, os alunos treinam na escola, durante a aula de educação física. “Eles tem uma prévia, para chegar e saber o que irão fazer”, explica Pulga. Os 20 melhores colocados se classificam para a final. Todos os alunos recebem medalha de participação.

Nesta sexta-feira, 1º de julho, conforme cronograma, alunos das Escolas Municipais Edelvira Roldo, José Fraron, Lions Clube e União, participaram da segunda etapa. A fase final está prevista para o mês de novembro.