Educação

Como parte das comemorações dos 70 anos do Município de Pato Branco, a Secretaria de Educação e Cultura realizará uma gincana cultural sobre o tema.

O objetivo do projeto é envolver os alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino no contexto histórico e cultural da cidade. “A ideia é desenvolver conceitos e habilidades e proporcionar às crianças o ensino eficaz e cheio de sentido, o que favorece a aprendizagem”, explica Giedra Moccelini, Chefe da Divisão de Ensino.

Serão atividades recreativas, que buscarão abranger de forma lúdica e divertida, os subtemas pré-definidos pelas professoras, entre arte e cultura, história, geografia, esporte, tecnologia, economia ou outro assunto relacionado ao município.

Os alunos realizarão pesquisas, entrevistas, consulta a materiais bibliográficos, compilação de fotos antigas e atuais e registro de momentos de cada processo.

Além do conhecimento adquirido, a gincana propõe a prática de conceitos como o trabalho em equipe, empatia, solidariedade e compreensão da realidade histórica, cultural e social.

“É importante englobar diferentes formas e metodologias de ensino, como é o caso da gincana sendo utilizada como recurso didático, proporcionando condições de sociabilização e trazendo resultados significativos às nossas crianças”, destaca a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Jusara Ritzmann.