EducaçãoEducação InfantilNotícias

Nos CMEIs Eliza Padoan e Enedina Colla os alunos com idades entre 0 e 5 anos participam do projeto “Meu canteiro”, fazendo o cultivo e a colheita de hortaliças que são posteriormente utilizadas no lanche dos próprios centros de educação infantil.

A iniciativa de dedicar um espaço para a horta dentro da escola tem como objetivo incentivar as crianças a aprenderem diversos conceitos multidisciplinares de forma prática. “A ideia da horta é proporcionar às crianças o envolvimento em atividades que este ambiente pode oferecer para novas aprendizagens”, explica a responsável pelo projeto, Kátia Cilene Variani.

Ao prestar atenção na natureza e no desenvolvimento de hortaliças é possível reforçar o aprendizado de paciência, responsabilidade, ecologia e trabalho em equipe.

Dividindo a tarefa de cuidar das plantinhas, as 201 crianças participantes têm a oportunidade de vivenciar a experiência com os colegas e professores, despertando também a necessidade da preservação do meio ambiente e a valorização dos processos como por exemplo, o que acontece por trás de uma refeição saborosa.

São diferentes formas, cores, cheiros e sabores, que trabalham nos pequenos o apreço pela alimentação saudável, além de oferecer estímulo aos sentidos e mais conhecimento sobre o planeta, o corpo humano e as formas de vida.  Ainda recebem noções básicas sobre os temas da preparação do solo, clima, variedade das plantas e irrigação.

“Os hábitos saudáveis e o cuidado com a natureza são premissas básicas que podemos estimular desde a primeira infância para criar seres humanos melhores e mais conscientes”, finaliza Kátia.

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário