Educação

Na noite desta quarta-feira (22) foi realizada a formatura do Proerd de 550 alunos do 5º ano das escolas municipais de Pato Branco. Estiveram reunidos no Centro de Tradições Gaúchas Tarca Nativista os policiais do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, responsáveis pela orientação das crianças durante as lições, autoridades, alunos, familiares e professores.

Com muita energia, descontração, músicas e coreografias, os policiais animaram a criançada das 15 escolas participantes da formação neste primeiro semestre. Foram premiados os alunos que se destacaram em cada turma na produção da redação sobre o aprendizado durante os quatro meses do programa.

“É uma alegria ter essa parceria entre a nossa educação e a polícia militar, já que essas crianças e jovens são o nosso futuro. Logo estão entrando na universidade, se encaminhando na vida adulta sem entrar no mundo da criminalidade” ressaltou o prefeito, Robson Cantu.

Durante o evento os alunos fizeram um juramento perante à sociedade, pais  e professores, prometendo não praticar a violência e manter-se longe das drogas.

Proerd

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) surgiu baseado em um programa similar criado em Los Angeles a partir da parceria do Departamento de Polícia e professores da cidade. No Brasil teve início em 1992 e existe no Paraná desde 2000. A pedagogia utilizada é de alta eficiência no combate às drogas e já formou mais de um milhão de alunos em todo estado.

A partir de linguagem acessível, didática e voltada para os jovens o programa auxilia na tomada de decisão em situações relacionadas às drogas lícitas e ilícitas. Policiais selecionados e capacitados pelos profissionais de educação apresentam diferentes maneiras de reagir com confiança nesses momentos de pressão.

É trabalhado com os alunos a conscientização sobre o bullying, além dos deveres de cada estudante como respeito aos colegas, professores e funcionários da escola.