Saúde

O mês de Agosto é conhecido como Agosto Dourado simbolizando a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada remete ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A semana do aleitamento materno é celebrada entre os dias 1º e 7 de Agosto com o objetivo de sensibilizar a sociedade a respeito da influência da amamentação na saúde da criança, da mãe e até mesmo no meio ambiente. Este ano o tema é “Fortalecer a amamentação: Educando e Apoiando”, visando trazer informação para oferecer às mães a melhor condição possível nesse aspecto.

A Secretaria Municipal de Saúde tem programado para este período a intensificação da temática nas unidades de saúde, além da capacitação que acontecerá no próximo dia 18 para os profissionais que atuam nessa área.

A equipe multidisciplinar, que abrange médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas e a equipe de pediatria e da unidade Mãe Pato-branquense participarão do treinamento com o objetivo de melhor orientar e auxiliar as lactantes.

“Amamentar é muito mais do que alimentar a criança, além de ser fonte importante de nutrientes e anticorpos, ainda reforça o vínculo entre mãe e filho” explica a nutricionista e Chefe da Sessão de Atenção Primária à Saúde, Adriana Honaiser Favero

Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é que a amamentação seja capaz de diminuir em até 13% o número de mortes de crianças até 5 anos, sendo a única estratégia a atingir esse feito. A recomendação é amamentar até os dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até os seis meses de vida do bebê.

“Os impactos positivos do leite materno na saúde da criança são por toda a vida, sendo decisivos para um crescimento saudável físico e cognitivo”, completa a nutricionista.

As gestantes e puérperas que necessitarem de apoio ou estiverem enfrentando alguma dificuldade no amamentar, podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima que a equipe está preparada para acolher e ajudar nesse processo.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário