NotíciasSaúde

Agentes da saúde de Pato Branco foram certificadas pelo Programa Saúde com Agente, nos cursos Técnico em Agente Comunitário de Saúde e o de Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias. 41 agentes receberam o diploma em cerimonia de formatura realizada na noite desta quarta-feira (4).

“Alegria em ver esses profissionais celebrando o empenho em adquirir conhecimento e desenvolver habilidades, para se tornarem profissionais qualificados no campo da saúde e atender melhor o pato-branquense. O fortalecimento da nossa saúde é capacitando todos os nossos servidores”, frisa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

O programa é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Ministério da Saúde. As agentes, realizaram atividades à distância e também presenciais, com práticas a serem realizadas no local de trabalho junto, ao Sistema Único de Saúde (SUS).

No curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS), as profissionais se capacitaram para atuar na identificação, prevenção e controle das doenças e agravos e, aperfeiçoar os processos de trabalho direcionando-os pelos indicadores de saúde integrado a vigilância em saúde.

Já no Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE), os agentes de Combate às endemias foram capacitados na identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local, sejam eles associados a fatores biológicos, econômicos, culturais, sociais, demográficos e ambientais na identificação precoce de sinais e sintomas de doenças e agravos, com ênfase na promoção da saúde.

Ao todo, foram mais de 1.200 horas de aula, aliando a teoria com a prática.