NotíciasSaúde

Mulheres pato-branquenses se reuniram na tarde desta quinta-feira (05) para abertura oficial da campanha Outubro Rosa. O ato foi realizado no Complexo Cultural, no Parque de Exposições, com apresentações de coral, peça teatral e palestra orientativa.

Será um mês com inúmeras ações em entidades, Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de dois dias com atividades especiais, um no dia 21 de outubro (sábado) na Praça Presidente Vargas e outro no dia 26 de outubro (quinta-feira), especialmente para mulheres agricultoras, no Gabana Jardim.

A campanha Outubro Rosa visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero. Em Pato Branco, a Lei 5.199/2019, de autoria dos então vereadores Rodrigo Correia e Marines Gerhardt, institui a Campanha Outubro Rosa no município, com ações de prevenção às doenças.

Em 2021 foram realizados, pela equipe municipal de saúde, 5.639 coletas do exame papanicolau. Desse total, 1.634 durante a campanha Outubro Rosa. Já o número de solicitações de mamografia foi 3.998, sendo 1.111 durante o mês de conscientização.

Em 2022, o total anual aumentou. Foram 7.246 exames de papanicolau, deste 1.304 no mês de outubro, e 4.691 em solicitações de mamografia, destas 886 na campanha outubro rosa.

Para agendar um dos exames, as mulheres devem procurar a UBS mais próxima.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário