Secretaria da Saúde

Na manhã desta sexta-feira(1) foi realizada entrega de veículos que serão utilizados em benefício dos usuários dos serviços de saúde de Pato Branco.

A partir de emenda dos vereadores Lindomar Brandão, Thânia Caminski, Dirceu Boaretto e Marcos Marini, foram adquiridos um veículo Spin destinado ao transporte de pacientes em tratamento de hemodiálise e veículo Fiorino destinado à Central de Esterilização. A emenda da bancada totaliza o valor de R$ 120 mil.

Também somadas aos recursos, as emendas individuais dos vereadores Lindomar Brandão e Thânia Caminski, somam, cada uma delas o valor de R$ 47.395,17, ambas utilizadas para aquisição dos veículos.

Ainda, foi realizada entrega de uma ambulância, adquirida por meio de recurso da Secretaria Estadual de Saúde.

Em Pato Branco atualmente há 35 pacientes realizando hemodiálise, tratamento indicado para casos graves de insuficiência renal. Destes pacientes, 20 dependem exclusivamente do transporte oferecido pelo município para continuidade da terapia realizada, pelo menos, três vezes por semana.

“Estes automóveis serão muito importantes para promover conforto e o cuidado necessário aos pacientes submetidos ao tratamento para doenças renais crônicas, que em sua maioria têm dificuldade de mobilidade”, destaca a Secretária Municipal de Saúde, Liliam Brandalise.

A Central de Esterilização é o local onde são processados os materiais para os serviços de saúde, garantindo a qualidade do procedimento de higienização dos equipamentos. Consequentemente, o serviço é imprescindível para a segurança dos profissionais e usuários da rede municipal em relação a possíveis contaminações.