Assistência SocialNotícias

Assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, participaram de uma capacitação prática da escuta especializada. A ação foi realizada por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Criança e Adolescente (CMDDCA), na segunda e terça-feira (6 e 7).

 

A capacitação marca o início da Campanha do Maio Laranja, em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

 

Atualmente, esse procedimento é conduzido por profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Com a capacitação da rede de proteção, poderá proporcionar uma resposta mais ágil ao atendimento das vítimas de violência.

 

A escuta especializada é um método de entrevista destinado a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência/violação de direitos. Essas entrevistas são conduzidas pelos órgãos de defesa da rede de proteção, com o objetivo de garantir a proteção integral da vítima e evitar a revitimização.