NotíciasSaúde

As mais de 2.300 famílias que são atendidas pela equipe da Unidade Básica de Saúde do (UBS) do bairro Alvorada já contam com o espaço totalmente reformado. A estrutura recebeu serviços de correções de infiltrações, reparos nas calhas e telhado, troca do piso, troca da iluminação na área de odontologia, na recepção central e nos consultórios internos.

Também foi realizada a troca de portas internas e externa, substituição do forro e pintura de toda a estrutura. Novas divisões de paredes e de janelas no espaço para atendimento odontológico, e novos pontos de lógica.

A estrutura estava em uso desde 2014. “Mais uma UBS foi reformada, melhorando o atendimento aos pacientes, com mais conforto, com mais segurança e muita qualidade”, frisa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

Para a reforma, foram investidos recursos destinados pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde, além de emenda impositiva da vereadora Thania Kaminski e do vereador Eduardo Dalla Costa.

24 profissionais atendem na UBS. Em média, diariamente são realizados 100 atendimentos.

Na UBS são realizados atendimentos médicos, de enfermagem, odontológico, acolhimento, vacina, triagem, curativo, realização de medicação, curativo, teste do pezinho, puericultura, pré-natal, exames de preventivos, além de testes rápidos.

Ainda, é realizado cadastro de pacientes, atendimentos aos idosos, hipertensos, diabéticos, visita domiciliar, saúde nas escolas, acompanhamento para Dengue, pacientes tuberculosos, além de orientações sobre doenças e cuidados médicos e de enfermagem sobre doenças. Campanhas voltadas à saúde, Grupos de Gestante, Tabagismo, Hiperdia.