CulturaNotícias

Em Pato Branco, a Semana de Páscoa contou com a programação da Páscoa Cultural 2024, que levou mais de 25 mil pessoas à Praça Presidente Vargas. Promovida pela Prefeitura, a população pode desfrutar de diversas atrações, como teatro, circo, música e artesanato.

“Fico muito feliz em ver a população prestigiando as atividades realizadas pela nossa administração. É muito emocionante ver a união das famílias, o amor e alegria nesses momentos. Parabéns para toda a equipe do Departamento da Cultura pela organização das atividades, da Praça e de toda a programação. Estamos cuidando do nosso município”, frisa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

A tradicional decoração deu destaque especial aos ornamentos feitos pelas mãos de artistas, e chamou a atenção de quem visitou a Casa Temática, como a exposição de pêssankas, gentilmente oportunizada por Ivana Ostapiv, e os ovos decorados feitos pelos alunos das oficinas culturais. Além de um show de luzes e muitos enfeites, as famílias puderam tirar fotos instantâneas para registrar o momento e as crianças ganharam algodão doce, chocolate e conheceram o casal de Coelhos da Páscoa.

Programação

Já na abertura, o Grupo Sou Arte apresentou o espetáculo Uma Aventura de Páscoa, um mix de teatro, circo e música. De personagens famosos, como Timão e Pumba, Sonic e Patrulha Canina, até a encenação da Santa Ceia, a companhia revelou o verdadeiro significado da data enquanto resolviam o mistério: onde está o Coelho da Páscoa?

Na Quinta-Feira Santa, o coral de meninos da Suiça, Knabenkantorei Basel, lotou o auditório do Complexo Cultural para um show belíssimo, que surpreendeu os mais de 400 expectadores. Essa foi a única apresentação do grupo no Paraná, e trouxe público de diversas cidades.

A praça foi novamente palco de Via Sacra – A Paixão de Cristo, realizada na Sexta-Feira Santa, e reunindo centenas de pessoas para a assistir a encenação das últimas horas de Jesus Cristo. Dirigido por Geraldo Carvalho, com organização de cenário e figurino de Juliana Leonardi e Maria Julia Cassol, o espetáculo contou com a participação de mais de 40 voluntários, que fizeram a noite ser inesquecível.

Além das atrações especiais, a praça contou com praça de alimentação dos food trucks, intervenções da Companhia Danko, declamação de poesia da Alap, cinema itinerante, apresentação de dança, Feira do Artesão com horário especial e atrações musicais diárias. Passaram pelo palco Pagode Resenha, Guilherme Henrique e Eduardo, Acoustivibe, Marquinhos Lima, Pedro Henrique Chicora e, para fechar a programação, Rakel Teixeira.

Toda essa programação foi pensada para ter custo reduzido ao Poder Público e, de acordo com o diretor do Departamento de Cultura, a programação teve foco nas pessoas. “Acredito que conseguimos evidenciar os artistas da nossa cidade e agradar a todos que passaram por lá. Podem esperar por mais eventos como esse, que evidenciam a nossa cultura, nossos artistas, nossos agentes culturais e nossas pessoas”, avalia.

A Páscoa Cultural 2024 teve patrocínio do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco – Sindicomércio e Farmácias Brava e apoio do Sindicato Empresarial dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Sudoeste do Paraná e diversos voluntários.