EducaçãoNotícias

Após quase 30 dias do início do ano letivo de 2024, a Prefeitura de Pato Branco, em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (04), revelou que  abriu 1.342 novas vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) do município. Dessa totalidade, 1.025 crianças, de 04 meses a 03 anos, foram inseridas na educação infantil municipal no início do ano letivo e 317 vagas estão sendo preenchidas no início de março.

“Um dos meus principais objetivos à frente da administração municipal sempre foi de atender a demanda da fila para vagas em Cmeis. E hoje, após inúmeras ações voltadas à infraestrutura física e humana, além da remodelação do sistema para o cadastro das crianças por vaga, temos a grande alegria de dizer que conseguimos, reduzimos a fila de espera por vagas em Cmeis”, enaltece o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. “A nossa administração está cuidando das nossas crianças, com olhar voltado ao futuro delas”, complementa.

Atualmente há 317 vagas disponíveis em um dos 26 Cmeis do município. Coincidentemente, há 317 crianças aguardando por vaga, destas 55 são com idade entre 0 a 4 meses. “Essas crianças que ainda permanecem na fila são crianças que entraram no sistema recentemente e também crianças que os pais optaram por esperar por uma vaga em uma unidade mais próxima da residência ou a caminho do trabalho”, explica a secretária de Educação e Cultura, Jusara Santos Ritzmann.

Para que este patamar fosse alcançado, a Prefeitura realizou várias ações, como a reinauguração do Cmei Criança Feliz, no bairro Industrial, renovação de quatro unidades voltadas à educação infantil e a convocação de 214 professores, por meio de concurso público.

Ainda, outra iniciativa foi a remodelação da Central de Vagas. A partir de agora os pais realizarão o cadastro das crianças pelo documento da criança, não mais pelos documentos dos pais ou responsáveis.

“Para oferecer mais clareza para a população, o município implantou no final de 2023 uma nova Central de Vagas. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Nesta nova Central, o cadastro é realizado pelo CPF da criança. DesTa forma, evita-se duplicidade de informações, melhorando a visualização dos resultados”, explica secretária de Educação.

A Central de Vagas pode ser acessada pelo www.patobranco.pr.gov.br, logo em seguida clicar no ícone Cadastro de Vagas CMEIs. No cadastro, deve ser informado os dados da criança, pais e a escolha de três opções de Cmeis. “Com isso não haverá duplicidade de cadastro. Como o cadastro era feito pelo CPF dos pais, a mesma criança estava no CPF do pai, da mãe, avós. Ainda, se os pais tinham mais de um filho, havia dificuldade de realizar o cadastro. Agora, fazendo pelo documento da criança, há um controle melhor por parte da Secretaria, além dos pais”, complementa a Jusara.

TAC
Em 2016, segundo levantamento do Ministério Público, o município de Pato Branco tinha um déficit de 1.500 vagas nas creches municipais. Na época, foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta se comprometendo a desenvolver ações para que essa falta de espaço fosse corrigida, entre outras ações apontadas pelo MP, como a criação de uma Central de Vagas on-line (até a época, era manuscrita).

Cerca de 8 anos após, o município conseguiu reduzir o déficit, além de corrigir o sistema de cadastro on-line já existente e realizar diversas ações voltadas à qualidade da educação municipal.

Ainda em 2021, a Prefeitura fez um levantamento detalhado das condições físicas de todos os Cmeis, com a reforma e ampliação de diversos espaços. Abriu duas novas unidades, o Cmei Profº José Benato, no bairro Planalto, e o Cmei Profº Nestor Ostapiv, no bairro São Francisco. Reestruturou e reabriu o Cmei Bairro Planalto, também no bairro Planalto. No bairro Industrial, reformou totalmente o Cmei, com a construção de novas salas de aula.

Foi realizado, em 2022, concurso público para professor. 214 professores já assumiram o cargo. Para essa área, o município não realizava concurso desde 2012.

Em 2023, a Prefeitura iniciou a construção de um novo Cmei no bairro Fraron. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 4 milhões na obra.

Nesse período, também houve a modernização no método de aprendizagem e a implantação de novo um sistema pedagógico, com materiais didáticos de alta qualidade e formação continuada aos professores.

Texto: Thaise Guidini/Prefeitura de Pato Branco

Fotos: Rodinei Santos/Prefeitura de Pato Branco