Assistência Social

Nesta sexta-feira(1) foi realizada entrega da escritura do terreno da Casa de Apoio Gama, além de equipamentos para a instituição e para a Fundabem.

A Administração Municipal oficializou a doação do terreno, avaliado em R$ 2.368.078,09, onde a entidade atende desde 2012, ano da inauguração do espaço. O imóvel conta com 734m² de construção que compreende a Casa de Apoio Gama e demais projetos da Associação de Amigos de Prevenção ao Câncer. A partir desta ação, a instituição poderá realizar melhorias na estrutura, uma vez que passa a ser oficialmente proprietária da área.

A Lei n.º 6.196 sancionada em 18 de dezembro de 2023 autorizou a doação do imóvel.

Também, foram entregues equipamentos adquiridos a partir de duas emendas parlamentares da Deputada Estadual, hoje Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, nos valores de R$ 100 mil e R$ 50 mil. Estes recursos são oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, respectivamente.

Entre os itens encaminhados para o Gama estão 4 aparelhos de ar condicionado, 2 andadores para adultos e idosos, 30 cadeiras de rodas, 6 poltronas, 10 cadeiras de banho, 4 camas reclináveis com proteção lateral, 4 mesas de cabeceira, além de computador, freezer, poltrona de amamentação e carro funcional de limpeza, somando o valor de R$55.836,85.

Já para a Fundabem, a entrega realizada por meio de acordo de cooperação, compreende 4 aparelhos de ar condiciona, caixa acústica e máquina lavadora de alta pressão, totalizando o valor de R$ 23.128,43.

Ainda, o ato celebrou a entrega de 2 veículos Renault Sandero adquiridos com recursos inerentes ao Índice de Gestão Descentralizada e que serão empregados no atendimento do Programa Bolsa Família e CadÚnico. A compra dos automóveis totaliza o valor de R$ 163.900,00.

O evento contou com a presença de autoridades como vereadores, secretários municipais e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social. Estiveram presentes também fundadoras do Grupo Gama, voluntárias e funcionários da entidade, além de representantes da diretoria da Fundabem.

“Hoje é um dia muito especial, um dia histórico que Deus preparou. Quando cheguei no Gama, por um diagnóstico de câncer, nunca imaginei poder estar vivendo esse momento, que hoje se tornou realidade”, comemora a Secretária de Assistência Social, Cleuza Chioquetta.

O Gama atende, atualmente, cerca de 700 pessoas todos os anos, oferecendo transporte, hospedagem e alimentação gratuitamente a pacientes e acompanhantes de mais de 20 cidades da região quando em tratamento na cidade. A Fundabem trabalha desde 1970 com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. São mais de 150 assistidos realizando atividades em contra turno, protegidos do contato com as drogas e a violência.

“Essas instituições são importantes parceiras da Administração Municipal e fazem um trabalho muito especial, utilizando das políticas públicas por uma sociedade mais igualitária. É com essa união de esforços que conseguimos cuidar das pessoas e promover qualidade de vida e dignidade para todos os pato-branquenses”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.