Saúde

O Posto de Saúde da comunidade São Caetano teve a estrutura totalmente reformada nos últimos 60 dias, período que a unidade permaneceu fechada, sendo que os moradores daquela região não ficaram desassistidos de atendimentos. “Esse ponto é de apoio, os pato-branquenses que precisavam e atendimento procuravam outras unidades próximas”, destaca a secretária de Saúde, Lilian Cristina Brandalise.

As obras foram custeadas com recursos de contrapartida do curso de medicina, do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), conforme a portaria interministerial nº 16, que indica quatro categorias de repasse por parte da instituição de ensino que disponibiliza de curso de medicina.

De acordo com relatos da moradora da comunidade Denise Guareze, a unidade de Saúde precisava urgente passar por essas melhorias, pois alguns serviços estavam comprometidos. “Quando as enfermeiras vinham para fazer o preventivo, não tinha um lugar certo para fazer a coleta. Estava muito complicado o Posto de Saúde aqui no São Caetano”, enfatiza.

A unidade teve todo o seu telhado reformado, as salas foram replanejadas e divididas de acordo com a necessidade local. A estrutura conta com consultório médico e de enfermagem, sala de triagem e recepção. Também, foram trocadas as aberturas, portas e janelas, e realizada pintura interna e externa.

“Estamos melhorando as condições estruturais das Unidades Básicas de Saúde de Pato Branco, buscando por espaços adequados e que deem conforto para os nossos pacientes, refletindo na qualidade do atendimento pelos profissionais da saúde”, frisa Max Dobrovolski, chefe da divisão de Atenção à Saúde.

Mais melhorias

Está em andamento, também, a reforma nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro Bortot e do distrito de São Roque do Chopim. Também com recursos de contrapartida do curso de medicina.

Além disso, está em licitação reparos e reformas nas UBSs dos bairros São João, São Cristóvão, Pinheirinho, Fraron e também do distrito de São Roque do Chopim, com recursos de convênio com o Governo do Estado e contrapartida do município.

“O ano de 2022 está sendo de grandes conquistas para a saúde de Pato Branco. Além dessas reformas, estamos em processo licitatório a construção de duas novas Unidades, no bairro Parque do Som e no São Francisco. São grandes investimentos para fortalecer a rede de atenção básica do município”, frisa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.