Meio AmbienteNotícias

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, deu início, na última terça-feira (2), aos serviços preparatórios para o plantio de mudas de novas árvores nos canteiros centrais da Avenida Tupi, como parte da implementação do Plano Municipal de Arborização Urbana. O projeto visa contribuir para a melhoria do clima local, oferecendo mais sombra e frescor à população, além de melhorar a qualidade do ar, mediante incremento na biodiversidade e readequação de espécies que compõem a arborização urbana do município.

Foto: Helmuth Kühl – Prefeitura Municipal de Pato Branco-PR

O secretário de Meio Ambiente, Vicente Michaliszyn, explica que a execução iniciou-se nas áreas da Avenida Tupi onde não há palmeiras plantadas, entre a Rua Araucária, na Baixada Industrial, e a Rua Tapir, no Centro. ”Queremos garantir que o plantio tenha um impacto positivo no clima da cidade, proporcionando sombreamento e melhoria da qualidade de vida para os moradores.” Ele destacou também que, onde já existem floreiras, uma a cada nove delas receberá uma muda de árvore, todas com altura aproximada de três metros.

Segundo Vicente, o plantio é um processo meticuloso, pois a abertura das covas se torna uma tarefa complexa devido à camada de asfalto presente abaixo das floreiras e do paver em toda a extensão da avenida. “Para a colocação das mudas, é necessário romper essa camada de asfalto, abrindo covas com uma profundidade mínima de um metro.”

As mudas foram adquiridas por meio de uma licitação, com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, mediante aprovação prévia do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMMAPB), após anúncio ao Ministério Público do Paraná (MPPR), por intermédio da Promotoria do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA). O projeto teve início por haver uma demanda geral da população por mais sombra na região central da cidade.

O secretário enfatizou a importância da escolha das espécies. “A preocupação é com a escolha de árvores que possam ser conduzidas para sombreamento, sem interferir na passagem de veículos de grande porte (ônibus ou prejudicar a fiação elétrica). Nosso objetivo é garantir que as copas destas árvores não se tornem um obstáculo para o tráfego ou para os imóveis da região.”

Plano de Arborização

O Plano de Arborização será implementado de forma gradual. Na primeira etapa, serão plantadas ao longo da Avenida Tupi, 250 mudas da espécie Ipês-brancos. Nos canteiros em que já existem palmeiras plantadas, serão intercaladas as novas árvores com as palmeiras já existentes. Caso alguma palmeira não esteja apresentando bom desenvolvimento, ela será substituída por um Ipê.

Além disso, o Plano contempla a remoção de alguns trechos de grama nos canteiros da Avenida, para que possam ser substituídos por paver. Isso ocorre devido à falta de drenagem suficiente nas áreas com grama, o que tem levado ao acúmulo de resíduos do asfalto e comprometido o crescimento saudável das plantas.

De acordo com o secretário, nos próximos meses, também será realizada a reposição das Cerejeiras mortas nas ruas Tocantins e Ivaí, mediante a substituição de algumas espécies que não são adequadas ao local (espécies exóticas, como Legustro e Ficus). “Além disso, vamos incluir outras árvores que proporcionem sombra, como o Jacarandá Mimoso, que tem um porte maior que as Cerejeiras.”

Vicente explicou que onde há fiação elétrica, há o planejamento da substituição das árvores impróprias por espécies mais apropriadas, como a Extremosa e a Quaresmeira, que possuem copas menores e podem ser podadas sem comprometer a fiação.

“A implementação do Plano de Arborização Urbana de Pato Branco segue com o objetivo de tornar a cidade mais verde, fresca e agradável para todos os cidadãos, respeitando as necessidades do ambiente urbano e da infraestrutura existente, primando pelo embelezamento da cidade, através de ações de paisagismo associada com as demais secretarias, especialmente a de Planejamento Urbano”, complementou.

Praça Getúlio Vargas

Foto: Helmuth Kühl – Prefeitura Municipal de Pato Branco-PR

Recentemente, foram realizadas intervenções na arborização da Praça Getúlio Vargas, com as podas de galhos que ofereciam risco de queda e possível causa de acidentes às pessoas que frequentam a praça. Na mesma ação, o chafariz central foi esvaziado para a realização de reparos e manutenção. Agora, na sequência serão realizados ajustes no paisagismo de um modo geral, mediante plantio de espécies de forração em substituição às inadequadas britas e gramas existentes.

“Pretendemos implementar mudanças na Praça Central que a tornem mais bela e segura, para que nossas famílias voltem a frequentá-la, recompondo as Oliveiras que foram suprimidas do local, acompanhadas de Plátanos e outras espécies capazes de restabelecer um ambiente agradável e harmonioso na estrutura ao lado da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo”, destacou o secretário de Meio Ambiente.