Secretaria da Saúde

A Prefeitura de Pato Branco iniciará os atendimentos na nova Unidade de Saúde da Família localizada no bairro São Francisco a partir da próxima segunda-feira(17). O espaço será denominado Pastora Clotilde Batiston.

A unidade atenderá moradores do bairro São Francisco, comunidade São Caetano e arredores, somando cerca de 3 mil pessoas beneficiadas. Serão realizadas consultas médicas e de enfermagem, procedimentos de enfermagem como curativos e medicações, além de ações de acolhimento, testes rápidos, grupos de promoção e prevenção de doenças, agendamento de exames, atenção domiciliar, pré-natal, puericultura e vacinação.

Também serão realizados cuidados continuados para pacientes com doenças e condições crônicas e acompanhamento por meio da visita domiciliar das equipes de agentes comunitários de saúde. A princípio não haverá atendimento odontológico, mantendo a unidade de referência para o bairro na UBS Bortot.

Na construção, foram investidos R$ R$ 1.265.007,29, sendo R$ 700.000,00 do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e o restante em contrapartida do município. A obra foi supervisionada pela equipe da Secretaria Municipal de Engenharia e Obras, sendo executada pela empresa Moldasa Indústria e Comércio de Pré-Fabricados Sul-Americano Ltda.

Os equipamentos médico hospitalares, informática e mobiliários foram adquiridos com recurso de contra partida do curso de Medicina do Unidep  somando R$ 225.756,74. A obra conta também com emenda individual do vereador Dirceu Boaretto, no valor de R$ 73.000,00 destinados para o cercamento da estrutura e janelas, além de investimento de recursos livres do município no valor de R$ 40.000,00 para confecção de móveis sob medida, executados pela Marcenaria Municipal.

“Cuidar dos pacientes é prioridade. O objetivo de mais essa entrega é oferecer atendimento de qualidade em espaços adequados e confortáveis para receber a população”, destaca o prefeito Robson Cantu.