CidadaniaNotícias

O prazo para o alistamento militar obrigatório para jovens nascidos no ano de 2006 vai até 30 de junho.

A ação pode ser feita pela internet, através do site http://www.alistamento.eb.mil.br , ou diretamente na Junta de Serviço Militar, na Rua Osvaldo Aranha, 491 – Centro, apresentando a Certidão de Nascimento e/ou Casamento, Identidade, CPF, tipagem sanguínea, e-mail, conta Gov-BR e comprovante de endereço.

Após o alistamento, o jovem deverá imprimir o Certificado de Alistamento Militar (CAM). Através do site ele já poderá saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas, ou se será dispensado, recebendo Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

A equipe da Junta Militar, orienta que mesmo que tenha feito o alistamento via site, é fundamental comparecer à Junta entre os dias 1º de agosto a 09 de agosto, em dias úteis, para tomar conhecimento da situação militar.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Junta de Serviço Militar, na Rua Osvaldo Aranha, 491, Centro, (em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais) ou pelo telefone 3225-1487.

O Alistamento é obrigatório por lei e, ao não estar em dia com suas obrigações militares, o cidadão não poderá:
– Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
– Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
– Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
– Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
– Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
– Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
– Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
– Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.