InventumNotícias

O maior evento multissetorial de inovação do Paraná está de volta e a edição 2024 promete explorar ainda mais áreas impactadas pela tecnologia. A feira acontecerá entre os dias 5 e 9 de junho no Centro de Eventos Prefeito Astério Rigon e a expectativa de público, segundo a Comissão Central Organizadora, é de 200 mil visitantes.

Entre as atrações já confirmadas estão a Arena de Robótica, que sediará a Olimpíada Brasileira de Robótica, Salão de Robótica e o torneio Roboticalizando promovido pelo SESI, além de Arena Gamer, Concursos de Cosplay, Museu Itinerante da PUR-RS e a Mothion Sphere, que oferecerá uma experiência virtual totalmente imersiva por meio de simuladores.

A programação conta com a competição “Crie sua Constelação”, que será realizada pela UTFPR-PB e cuja participação é aberta para todas as idades. A disputa visa estimular a criatividade dos estudantes ao criar constelações e narrativas por meio do Stellarium, software livre de astronomia que permite a visualização do céu como um planetário.

Já o Campeonato de Lançamento Balístico, é aberto a alunos do ensino médio ou superior e tem como objetivo a combinação de teoria e prática ao aplicar os conhecimentos em física na disputa das equipes. Também em parceria com a UTFPR, será realizada a Competição de Lançamento de Foguetes Didáticos, transformando material reciclável em uma atividade divertida que une astronomia, astronáutica e sustentabilidade.

Ainda, a partir do projeto, criado pelo Departamento de Engenharia Mecânica da instituição, inspirado na competição Red Bull Soapbox, teremos a Corrida Maluca, que envolverá construção de protótipo de um veículo sem motor, movido apenas pela força gravitacional. Serão diversas equipes das escolas da região trabalhando na montagem das estruturas e aprendendo mais sobre mecânica de forma empírica.

A Inventum 2024 ainda compreenderá diversas oficinas, palestras, rodadas de negócios e expositores. A feira tem como propósito fomentar o empreendedorismo, gerar oportunidades de negócios, democratizar a ciência e aproximar a comunidade do ambiente tecnológico.

A organização é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com as entidades SEBRAE, NTI, UTFPR-PB, UNIDEP, UNIMATER, SESI, SENAI, SENAC, FIEP, NRE, SMCTI, SMEC, SDE, ACEPB, CRMV-PR.

As inscrições podem ser realizadas pela plataforma Sympla, por meio do link: https://www.sympla.com.br/produtor/feirainventum2024. Para garantir a validação da inscrição, serão recebidas doações de alimentos e suprimentos para auxiliar as vítimas das inundações no Rio Grande do Sul. O Parque Tecnológico de Pato Branco já está com ponto de coleta para quem desejar validar o ingresso antecipadamente.