Inventum

 

A 5ª edição da Inventum registrou sucesso de público e muitas atrações voltadas à democratização do acesso à tecnologia.

Foram cerca de 200 mil visitantes usufruindo de oficinas, workshops e palestras abrangendo temas diversos como agricultura, física, empreendedorismo, educação e esporte. Entre os dias 4 e 9 de junho, a Inventum 2024 recebeu famílias, estudantes, empresários e entusiastas da área de tecnologia vindos de toda a região e de diversas cidades do Paraná, fazendo jus ao título de maior feira multissetorial do estado.

Alunos de instituições de ensino públicas e privadas de Pato Branco e de cidades como Palmas, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Coronel Vivida, Mariópolis, Clevelândia, Ampere, Capanema, Foz do Iguaçu, Toledo, e Cascavel disputaram competições de robótica, torneios gamers e tiveram acesso a atividades interativas e educativas. Algumas das atrações que mais encantaram os jovens foram o simulador ultra realista, concurso de cosplay e a já tradicional corrida maluca, que contou com muita dedicação das equipes e torcidas animadas.

Com apresentação da mestre de cerimônias oficial, a atriz Alessandra Maestrini, intérprete da personagem Bozena, a feira trouxe 6 palestras de grande porte com especialistas do setor compartilhando conhecimento e insights sobre tecnologia, inovação e o futuro. Ainda, nos palcos simultâneos, mais de 20 talkshows, apresentados por profissionais com larga experiência, envolveram a plateia durante todas as noites.

A feira foi realizada nas dependências do Parque de Exposições, no Centro de Eventos Prefeito Astério Rigon, onde se concentrou a maioria das atividades, bem como, os estandes das instituições, empresas e entidades expositoras. Parte da programação também aconteceu na Sociedade Rural, Kartódromo Municipal e SEBRAE Pato Branco.

Festival de foodtrucks, exposição de arte do Festival Universitário de Cultura e Arte da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e sala sensorial para crianças com deficiência também estiveram entre as atrações que conquistaram mesmo os leigos em tecnologia.

“É por meio de oportunidades como estas, aproximando a população do ambiente tecnológico, que poderemos construir um futuro mais saudável, sustentável e claro, incentivar as novas gerações para o desenvolvimento”, destaca o prefeito de Pato Branco Robson Cantu.

A entrada social, a partir de inscrição online e doação de alimentos não perecíveis completou os bons resultados da feira, somando 2,5 toneladas de itens que serão encaminhadas para as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.

O evento contou com organização da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, junto ao Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), além de parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), Caixa Econômica Federal, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR- Pato Branco), Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), Unimater, Sesi, Senai, Senac, Fiep, Núcleo Regional de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Educação e Cultura, Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb) e CRMS-PR