Cultura

 

O último fim de semana foi cheio de atrações culturais em Pato Branco. Música, gastronomia, cinema; do rock ao erudito; no teatro e ao ar livre; para todas as faixas etárias aproveitarem juntas.

No sábado, das 9h da manhã às 22h, mais de 5 mil pessoas passaram pela Praça Esportiva Vitório Vicente Viero, no bairro Anchieta, para conferir as diversas atrações do Circuito Parque Musical – Cultura Urbana e Sustentabilidade, um evento pensado pela Secretaria de Meio Ambiente e departamentos de Cultura e Comunicação da Prefeitura de Pato Branco.

Música, food trucks e cervejas artesanais foram o carro-chefe, mas quem passou por lá conferiu ainda apresentações de circo, feira de artesanato, quizz premiado e muitas brincadeiras para as crianças, que se divertiram a valer.

Já no Complexo Cultural, o Instituto Cultural Educar para Viver – ICEV realizou o Recital da Orquestra Filarmônica, um evento realizado pelo Ministério da Cultura – Minc por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Guararapes, Enerquímica e Balvedi e apoio do Departamento de Cultura.

Cerca de 250 pessoas se encantaram com um repertório que variou entre músicas clássicas e adaptações de populares, como A Thousand Years, canção conhecida na voz de Christina Perry e interpretada pela convidada Raissa Kaminski, um dos pontos altos da noite.

Para encerrar o fim de semana,  o CEU das Artes recebeu o Cine Itaipu, cinema itinerante da Itaipu Binacional. Mais de 200 pessoas saíram de suas casas no domingo chuvoso para curtir o filme Lorax – Em busca da trúfula perdida.

“Fico muito feliz em ver os eventos cheios porque, quem trabalha com cultural em Pato Branco, sabe a dificuldade que é formar plateia”, diz Jean Venâncio, diretor do Departamento de Cultura. “O que mais queremos, além de ser base para os artistas que fazem a cultura acontecer em nossa cidade, é dar oportunidade para que todas as pessoas tenham acesso à arte, seja ela qual for. Sem público, nada tem sentido”, reflete.