Assistência SocialNotícias

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, decretou, na manhã desta sexta-feira (19), interesse social sobre 141 terrenos, localizados na Zona Sul do município, como forma de assegurar que os proprietários possam discutir a posse/propriedade, assim podendo realizar a regularização fundiária.

“Uma sensação de alívio, de chegar em casa e saber que as tuas coisas vão estar lá, que não tem um caminhão esperando para tirar tuas coisas de dentro de casa”, celebra Roseli Maria Szepainski, moradora há 14 anos.

“Já faz 28 anos que eu estou esperando por isso aí”, comemora emocionado o morador Mário Brun Alves, de 71 anos e que há 31 anos, reside no local. Ele contou que já foi despejado e precisou refazer a aquisição. “Eu fui despejado, toquei de (tive que) comprar de novo. Já tinha pago, toquei de (tive que) pagar de novo”.

São mais de 60 anos que inúmeras famílias pato-branquenses sofrem com ações de reintegração de posse de imóveis, por parte dos então loteadores. Atualmente, são aproximadamente 380 famílias, moradoras dos bairros Alvorada e São Cristóvão, que estão em situação de irregularidade sobre a propriedade de suas residências.

Com o decreto, o município poderá intervir e mediar o conflito entre os proprietários/posseiros e os vendedores dos imóveis.

“Estamos cuidando dessas famílias, assegurando que elas não percam algo que já é delas, que elas sofreram para construir. É um momento emocionante, resguardar o direito à moradia, a segurança e a estabilidade dessas famílias”, frisa o prefeito.