DesenvolvimentoNotícias

A Prefeitura de Pato Branco renomeou a Praça do cruzamento das Ruas Tamoio, Itacolomi e Caramuru, em homenagem a um pioneiro e um grande empreendedor que o município teve. O espaço passa a se chamar Praça Octaviano Marcante. O ato foi realizado na manhã desta sexta-feira (21), com a presença de familiares, amigos e servidores.

“Uma pessoa muito séria, muito honesta, que veio do Rio Grande do Sul no início de Pato Branco, 60 anos atrás, praticamente. Pato Branco não tinha nem um metro de calçamento, nem asfalto, nada, e ele escolheu Pato Branco como uma cidade progressista”, contou o filho mais velho, Hélio Marcante, durante o ato.

“Pato Branco foi crescendo, cada vez mais, e hoje está nesse porte que se encontra. Uma cidade  polo regional, com grandes indústrias, com grandes empresas. Para nós, é uma homenagem muito interessante, adotar o nome do nosso pai no Centro da Cidadania, onde desenvolve muito a cultura de Pato Branco. É uma homenagem muito grata”, complementa Hélio.

Octaviano veio para Pato Branco visando um futuro melhor para seus filhos. Chegando, em sociedade com os irmãos, pais e cunhado, por volta de 1960, fundou o antigo Clube Operário. Com o passar do tempo, outros negócios surgiram e passou a trabalhar como autônomo em diversas atividades, inclusive ajudando a reformar diversas escolas municipais da época.

Em 1979, adquiriu a empresa Eletroeste, onde trabalhavam seus filhos, que depois de algum tempo passou a ser a Patoeste Eletro Instaladora Ltda., em atividade até os dias atuais.

“Essa homenagem é em agradecimento a quem fez muito pelo nosso município. Que aqui viu muito progresso e ajudou a construir a nossa linda Pato Branco”, destacou o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, durante o ato.

Na Praça, está instalado o Centro de Cidadania, (na antiga Casa do Artesão). Um espaço para a inclusão social e digital de todos os cidadãos, com pontos de acesso online para serviços públicos, salas digitais para alfabetização digital e ambiente para workshops.