SaúdeSem categoria

Nesta segunda-feira(17) a Unidade de Saúde da Família do bairro São Francisco iniciou as atividades e já esteve atendendo os moradores da região.

Durante as primeiras horas da manhã, foi realizado ato simbólico para marcar o começo dos atendimentos, que incluem consultas médicas e de enfermagem, procedimentos de enfermagem como curativos e medicações, além de ações de acolhimento, testes rápidos, grupos de promoção e prevenção de doenças, agendamento de exames, atenção domiciliar, pré-natal, puericultura e vacinação.

Estiveram presentes equipes de profissionais do sistema de saúde, autoridades locais e familiares da homenageada, a Pastora Clotilde Batiston, que dá nome à unidade. Clotilde foi uma personalidade conhecida por ter realizado diversos trabalhos sociais nas regiões de maior vulnerabilidade social do município.

“Nenhum outro lugar falaria tanto ao coração de minha mãe quanto este, que vai de encontro com aquilo que ela dedicou a sua vida. Este é um lugar que promove a saúde, o bem-estar e promove as pessoas, como minha mãe fez por toda a vida. Espero que este seja um ponto de graça e de luz, que a promoção da vida e da saúde que é oferecida nesse lugar lembre sempre o Deus que minha mãe servia”, destaca o Pastor Giuliano, filho da homenageada.

A unidade atenderá moradores do bairro São Francisco, comunidade São Caetano e arredores, somando cerca de 3 mil pessoas beneficiadas. Na construção, foram investidos R$ 1.265.007,29, sendo R$ 700.000,00 do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e o restante, em contrapartida, do município. A obra foi supervisionada pela equipe da Secretaria Municipal de Engenharia e Obras, sendo executada pela empresa Moldasa Indústria e Comércio de Pré-Fabricados Sul-Americano Ltda.

Os equipamentos médico hospitalares, informática e mobiliários foram adquiridos com recurso de contrapartida do curso de Medicina do Unidep somando R$ 225.756,74. A obra conta também com emenda impositiva do vereador Dirceu Boaretto, no valor de R$ 73.000,00 destinados para o cercamento da estrutura e janelas, além de investimento de recursos livres do município no valor de R$ 40.000,00 para confecção de móveis sob medida, executados pela Marcenaria Municipal.

“É importante garantir que saúde e a qualidade de vida estejam realmente perto da casa das pessoas, até porque são diversos serviços realizados para prevenir doenças e oferecer o verdadeiro cuidado, mantendo os pato-branquenses ativos e saudáveis”, explica o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. “Este espaço já é muito abençoado desde o início, levando o nome de uma pessoa que lutou muito pelo bem-estar da nossa população, que muito fez por Pato Branco.”, completa.