EducaçãoNotícias

Professores de Pato Branco participaram, nesta terça-feira (25), de um treinamento preventivo com protocolos de segurança nas unidades de ensino. Eles receberam orientações e instruções de policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar sobre procedimentos e ações em caso de ameaça e agressão na unidade ensino. O encontro reuniu professores da rede municipal, estadual e particular de Pato Branco.

A ação faz parte das medidas de prevenção contra ataques nas unidades de ensino, realizada pela Prefeitura de Pato Branco.

Ainda, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), elaboraram uma cartilha orientativa, instruindo professores e gestores como proceder em caso de incidente na unidade. Cada escola adaptará conforme a realidade in loco.

“Com o treinamento e com a cartilha orientativa, professores e gestores irão adaptar com a realidade de cada unidade de ensino, garantindo a segurança de todos, especialmente das nossas crianças”, salienta a secretária de Educação e Cultura, Jusara Ritzmann.

Ainda, na próxima quinta-feira (27) a Prefeitura de Pato Branco assinará um termo de cooperação técnica, com a empresa Proc,  para o desenvolvimento e a implementação de um botão de segurança virtual.

“Nossos alunos estão sendo atendidos com toda atenção. Nossas unidades de ensino estão mantendo os protocolos de segurança, para que as aulas ocorram normalmente e que as crianças possam se desenvolver de forma adequada, naquilo que foi planejado para o ano letivo”, conclui a secretária.

O diretor do Depatran, Robertinho Dolenga, esteve auxiliando equipe da Secretaria de Educação, frisa que o quadro de segurança está dentro da normalidade. “O clima de medo e insegurança que estava instalado já passou, embora ainda exista atenção. O quadro de normalidade já foi restabelecido”, pontua.