Qualificação profissional

Na noite da última terça-feira (21) aconteceu no Anfiteatro do SESI a primeira formatura do programa Qualifica Pato Branco, que conta com cursos de capacitação de mão de obra totalmente gratuitos.

Durante a solenidade foram entregues 85 diplomas marcando a conclusão de três cursos. Os alunos de marcenaria, elétrica automotiva e construção civil voltado a mulheres receberam o canudo das mãos do prefeito Robson Cantu, do secretário de Desenvolvimento Econômico Marcos Colla, do presidente da FIEP Cláudio Petrycoski, do diretor da Agência do Trabalhador de Pato Branco, Fabrício Preis de Mello e da coordenadora geral do SESI/SENAI Pato Branco Juliane Agnes.

“Estar mais capacitada para ingressar em uma área ainda de maioria masculina proporciona mais segurança para disputar uma oportunidade de trabalho” contou a formanda do curso de construção civil para mulheres, Eni de Oliveira.

Já o engenheiro Filipe Alves que concluiu o curso de marcenaria, afirmou que a formação prática e o contato com todo maquinário e materiais foi enriquecedor e superou as expectativas iniciais sendo uma formação totalmente voltada ao mercado de trabalho atual.

Estiveram presentes também os professores dos cursos, familiares dos alunos, autoridades municipais e empresários do setor automotivo que acompanharam a homenagem aos formandos.

“A demanda por profissionais com conhecimento em elétrica automotiva era antiga e a qualificação gera a esperança de preparar mais pessoas qualificadas no município”, explica o empresário e presidente do Núcleo das Mecânicas de Pato Branco (NMPB), Rômulos dos Reis.

Estão programados cerca de 30 cursos até o fim de 2024, todos gratuitos ministrados pelos Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para o segundo semestre as mais de 300 novas vagas já estão abertas em diversas áreas como mecânica, construção civil, hospedagem, desenvolvimento de sistemas, atendimento e serviços em gastronomia, entre outros. As inscrições podem ser feitas pelo site www.qualificapb.com.br