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Poderão ser negociadas dividas que estão em atraso, que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis

Com objetivo de restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito, o Procon de Pato Branco realiza mais um mutirão para renegociação de dívidas com instituições financeiras. Desta vez, a renegociação poderá ser realizada online, pelo site www.consumidor.gov.br.

“Embora o órgão tenha realizado recentemente mutirão presencial, muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon, ou até mesmo o banco, por se sentirem constrangidos com a situação, ainda mais nesse momento de pandemia. Por isso, acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão”, ressalta a diretora do Procon de Pato Branco, Elaine Menegola.

A ação será entre os dias 1º e 30 de novembro de 2021. Para participar, o consumidor deve fazer o registro na plataforma. Podem ser renegociadas qualquer dívida em qualquer instituição financeira. A iniciativa conta com a participação da Proconsbrasil, Senacon, Febraban, Banco Central e Senado Federal.

Poderão ser negociadas dividas que estão em atraso, que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis, por exemplo.

Como renegociar

Após fazer o cadastro no site www.consumidor.gov.br, o consumidor receberá um login e uma senha. Em seguida, ele deverá relatar o problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas.

“No momento do preenchimento do registro é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes”, destaca Elaine. Após finalizar o processo de cadastro, o banco, ou instituição financeira, tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado.

Para fazer a renegociação basta acessar o link https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1635803835551, ou baixar o aplicativo no celular, pelo mesmo link.

Além da renegociação de dívidas, o consumidor terá acesso a vídeos e dicas sobre educação financeira, no https://mutirao.febraban.org.br/.

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