NotíciasProcon

O selo tem validade até março de 2022, e faz parte do programa “Empresa Amiga do Consumidor Pato-branquense”

23 empresas pato-branquenses foram certificadas com o certificado selo “Empresa Amiga do Consumidor Pato-branquense”, como reconhecimento por promover e respeitar os direitos do consumidor no município de Pato Branco. O selo tem validade por um ano, até março de 2022, e faz parte do programa “Empresa Amiga do Consumidor Pato-branquense”. O ato foi realizado na noite desta segunda-feira (14), no auditório do Largo da Liberdade.

“Este selo não representa só uma certificação para as empresas, mas sim a confiança e a credibilidade que as empresas da nossa cidade passam para os nossos consumidores. Essas 23 empresas assumiram um compromisso com os consumidores, de cumprir o código de defesa do consumidor e manter as boas práticas nas relações de consumo ”, salienta a diretora do Procon Pato Branco, Elaine Menegola.

Ana Paula Slonski, foi uma das empreendedoras que recebeu a certificação frisa que o selo é uma forma de dar mais segurança para o consumidor. “Os consumidores podem estar em nossa empresa ainda mais seguros, porque é uma empresa que sempre se preocupou e vai se preocupar ainda mais com o bem-estar deles”, frisa.

O programa

Desenvolvido pelo Departamento Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pato Branco), o programa foi lançado ainda em outubro de 2021 e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio), da Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb) e Sindicato de Hotéis Bares e Restaurantes de Pato Branco, além da seccional da OAB Pato Branco.

Voltado para todas as empresas do município, visa incentivar os fornecedores a desenvolver, ou manter, boas práticas empresariais. Ainda, melhorar o atendimento aos consumidores, promover campanhas educativas no que concerne ao respeito dos direitos do consumidor, voltados à promoção da qualidade no atendimento, e orientar os consumidores quanto à qualidade no fornecimento dos produtos e serviços.

Nesse período, as empresas que aderiram ao programa passaram por um processo de fiscalização e participaram do workshop de treinamento abordando o tema “Fortalecimento das Relações de Consumo”.

Consumidor mirim

No ato, a diretora do Procon Pato Branco também apresentou o programa Consumidor Mirim, que visa capacitar as crianças para um consumo consciente. “Por que as crianças? Porque acreditamos que elas são capazes de levar a informação, fazendo que estas se tornem consumidores conscientes no futuro”, ressalta

Entre esta terça-feira (15) até a próxima sexta-feira (18) e entre os dias 4 a 13 de abril, a equipe do Procon estará conversando com os alunos do 5º das Escolas Municipais sobre “Direito do Consumidor – Consumo Consciente”.