NotíciasSaúde

A Administração Municipal de Pato Branco está chamando oito novos médicos para reforçar o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

“Esses médicos fortalecerão a equipe da UPA 24h, melhorando ainda mais a qualidade dos serviços prestados e, principalmente, o atendimento aos pacientes”, frisa a secretária de Saúde, Liliam Brandalise.

Os profissionais chamados são referentes ao concurso público consubstanciado no edital nº 014/2018 e ao processo seletivo simplificado edital nº 048/2021. “Assim que o processo burocrático for concluído, eles iniciam os atendimentos, em escala de plantão”, complementa a secretária.

O ato é decorrente a revogação da Lei Complementar 173, de 2020, do Governo Federal, que institua o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, vetando aumento de despesas com pessoal até o final de 2021, assim impedindo a nomeação de candidatos aprovados em concurso anterior a data.

“Enfrentamos a pandemia em 2021 com dificuldades em termos de pessoal, pois não podíamos chamar ninguém do concurso. Com o aumento do número de casos, uma nova cepa mais transmissível, porém menos agressiva, vamos poder, com esse reforço, agilizar o atendimento tanto no atendimento aos sintomáticos respiratórios, como ao atendimento na urgência e emergência, assim desafogando a nossa UPA” completa Liliam.