NotíciasSaúde

Pato Branco já vacinou 25.544 mil pato-branquenses com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, segundo dados do vacinômetro, divulgado nesta segunda-feira (14). O número indica que um em cada três habitantes do município já foi vacinado. Deste total, 9.897 mil já completaram o esquema, recebendo as duas doses.


“Temos aplicado as doses imediatamente, conforme chegam ao município. Queremos comemorar em breve que todas as pessoas com indicação para a vacina recebam as duas doses. É para isso estamos trabalhando”, destacou a secretária de Saúde Liliam Brandelise.


Já receberam a primeira dose:

➡️ 12.169 idosos;
➡️ 69 idosos e trabalhadores ILP;
➡️ 5147 dos trabalhadores da saúde;
➡️ 561 trabalhadores de forças de segurança e salvamento;
➡️ 3482 pessoas com doenças crônicas;
➡️ 225 pessoas com deficiência permanente;
➡️ 28 pessoas com síndrome de down;
➡️ 44 pacientes em diálise;
➡️ 1.901 trabalhadores de educação;
➡️ 1523 pacientes sem comorbidades (18 a 59);
➡️ 123 gestantes e puérperas com comorbidades (18 a 59 anos);
➡️139 Trabalhadores da educação de nível superior;
➡️ 91 pessoas da limpeza urbana;
➡️ 36 funcionários do sistema prisional;
➡️ 6 Trabalhadores do aeroporto.

A imunização segue nesta semana com aplicação em pessoas com 55 anos completos ou mais e em profissionais da educação do nível superior.


Até o meio-dia desta segunda-feira (14), o cronograma era para a continuidade da vacinação entre profissionais da educação de nível superior com 30 anos acima. As doses serão aplicadas no Parque de Exposições e em modelo drive thru.


Na terça-feira (15), será a vez de profissionais da educação de nível superior com idades entre 18 e 29 anos. A dose será aplicada no mesmo local e horário.


Na quarta-feira (16), a vacina será estendida a pessoas com 55, 56 anos ou mais. A população desta faixa etária que resida nos bairros, deve se dirigir às salas de vacina da Unidade de Saúde da respectiva região, das 13h às 17h30.
Moradores das áreas centrais poderão se vacinar no Parque de Exposições, das 17h às 18h30, em modelo drive thru. Pessoas sem carro devem ir até à sala de vacina central, das 8h às 17h. Todos devem apresentar documento pessoal, comprovante de endereço e carteira de vacinação.


A Secretaria de Saúde ressalta que segue o Plano Estadual de Vacinação, elaborado pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesa), e que só divulga o cronograma de aplicação das vacinas conforme a chegada das doses.

Hoje, as doses são distribuídas pelo Ministério da Saúde às secretarias estaduais que fazem a gestão das doses enviando aos municípios. Por isso, nem todas as cidades recebem o mesmo quantitativo.


A Secretaria de Saúde tem trabalhado para que a vacinação avance o mais rápido possível, mas ressalta que depende da chegada de doses e que municípios não possuem autorização para compra direta de vacinas.


Assim que novas doses forem enviadas, a Secretaria de Saúde fará a divulgação do calendário, acelerando a aplicação das vacinas.


Segundas doses


No próximo domingo, dia 20, está agendada a aplicação da segunda dose em cerca de 500 pessoas.
Devem receber a vacina: trabalhadores de saúde de 50 anos ou mais que receberam a primeira dose no dia 29 de março; trabalhadores da saúde de 40 a 50 anos que receberam a primeira dose em 31 de março; e estudantes da Unidep que trabalham no hospital e que receberam a primeira dose no dia 9 de abril.


Todos devem comparecer no Parque de Exposições, entre 14h e 19h.

A Secretaria de Saúde destaca que é muito importante tomar a segunda dose para garantia da imunização completa. Mas mesmo após ela, é preciso manter os protocolos de segurança, com uso de máscara de proteção facial, álcool em gel e manutenção do distanciamento social.


A vacina protege contra formas graves da doença, mas não impede que o imunizado seja um vetor, levando o vírus para outras pessoas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário