SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA
DE PATO BRANCO

Secretário: Eng. Agônomo Edson Roberto Silveira

Email: secagricultura@patobranco.pr.gov.br

Telefone da secretaria: (46) 3220-6090 e (46) 3220-6091

Endereço: Rua Caramuru, 271 – Centro – Térreo.

—————–

Visão

Prestar serviços aos agricultores, atendendo a legislação e as demandas de forma proativa e sustentável, com programas e ações que promovam a qualidade de vida no campo.

—————–

Missão

Ser referência no atendimento aos agricultores, melhorando a qualidade de vida dos produtores rurais, inovando, de forma sustentável, a prática de gestão voltada ao desenvolvimento rural.


—————– 

Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA)

Finalidade: Responsável pela inspeção e fiscalização onde abrange todos os processos de obtenção, recebimento, manipulação, beneficiamento, industrialização, fracionamento, conservação, armazenagem, acondicionamento, embalagem, rotulagem, expedição e transporte de produtos de origem animal nos estabelecimentos registrados junto ao SIM/POA, garantindo a qualidade sanitária e a segurança alimentar dos produtos de origem animal como leite, pescados, carnes de espécies de açougue, produtos de abelhas e ovos.

Público-alvo:  Estabelecimentos e agroindústrias familiar, pequeno porte e artesanal de produtos de origem animal.

Abrangência:  Cerca de oito agroindústrias estão registradas até o momento no SIM/POA desde produtos como derivados do leite, produtos cárneos e embutidos, pescado e mel os quais podem comercializar seus produtos inspecionados dentro do município.

 

O que é o Serviço de Inspeção Municipal – SIM?

O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Pato Branco, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, foi instituído em 22 de novembro de 2022 através da Lei Municipal n° 6.054 alterada pela Lei Municipal nº 6.323 e regulamentada pelo Decreto Municipal 10.028 de 10 de setembro de 2024.

 

Quais atividades o SIM desenvolve?

Inspeção e fiscalização onde abrange todos os processos de obtenção, recebimento, manipulação, beneficiamento, industrialização, fracionamento, conservação, armazenagem, acondicionamento, embalagem, rotulagem, expedição e transporte de produtos de origem animal nos estabelecimentos registrados junto ao SIM/POA, garantindo a qualidade sanitária e a segurança alimentar dos produtos de origem animal como leite, pescados, carnes de espécies de açougue, produtos de abelhas e ovos.

 

Objetivos do SIM:

  • Fiscalizar e inspecionar os estabelecimentos e agroindústrias que produzem produtos de origem animal como leite, pescados, carnes de espécies de açougue, produtos de abelhas e ovos.
  • Conceder aos estabelecimentos que produzem, manipulam, beneficiam, transformam, industrializam, fracionam e preparam produtos de origem animal o Certificado de Registro no SIM;
  • Registrar os produtos de origem animal com venda exclusiva dentro do município;
  • Realizar e aprovar projetos de fluxo de produção das agroindústrias/estabelecimentos;
  • Fiscalizar os estabelecimentos registrados no SIM;
  • Realizar a coleta de amostras de água de abastecimento, matérias-primas, ingredientes e produtos para análises fiscais;
  • Notificar, emitir auto de infração, apreensão produtos, suspensão, interdição de estabelecimentos/agroindústrias, cassação de registro de estabelecimentos/agroindústrias e produtos; levantar suspensão ou interdição de estabelecimentos/agroindústrias quando comprovadas inconformidades que ameaçam a saúde pública;
  • Realização de ações de combate à fraude a à clandestinidade através de ações e educação sanitária;
  • Realização de outras atividades relacionadas a inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal que, por ventura, forem delegadas ao SIM.

Todo estabelecimento que recebe o registro no SIM/POA de Pato Branco-PR deve ser comercializado exclusivamente dentro do município e apresentar no rótulo dos seus produtos a seguinte chancela:

 

O que é o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte no Estado do Paraná – SUSAF-PR?

– O SUSAF-PR, regulamentado pelo Decreto Estadual n° 4229 de 13 de março de 2020 envolve um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização dos produtos oriundos da agricultura e agroindústria familiares, de produção artesanal e de agroindústria de pequeno porte. Com esse selo, produtos industrializados coloniais, derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel, podem ser vendidos livremente entre os municípios de todo o Estado.

Todo estabelecimento que recebe o registro no SIM/SUSAF deve apresentar no rótulo dos seus produtos a chancela do SIM de Pato Branco acompanhada da chancela do SUSAF.

SUSAF-PR

LISTA DE ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS NO SIM

LEI MUNICIPAL DE Nº6054 DE 2024 SIMPOA PATO BRANCO

LEI MUNICIPAL DE ALTERAÇÃO Nº 6.323/2024 SIMPOA PATO BRANCO

SIM POA – DECRETO 10.028 DE 10 SETEMBRO DE 2024

LISTA DE ESTABELECIMENTOS INDICADOS AO SUSAF

 

CONSELHOS MUNICIPAIS LIGADOS À SECRETARIA

CONSELHOS MUNICIPAIS LIGADOS À SECRETARIA

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Pato Branco

Função:
O CMDR de Pato Branco atua como um fórum de participação e decisão estratégica, com poder deliberativo para aprovar e acompanhar políticas, projetos e recursos voltados ao meio rural. Ele fomenta a sustentabilidade, Agricultura Familiar, infraestrutura rural e também o turismo rural, mantendo um diálogo constante entre produtores, sociedade civil e poder público.

Presidente: Edson Roberto Silveira

Contato:

(46) 3220-1506

___________

PROJETOS E AÇÕES DA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Programa Asfalto no Campo

Finalidade: Melhorar trafegabilidade e segurança no escoamento da safra e transporte escolar com obras inéditas de asfalto no interior de Pato Branco.

Público-alvo: População em geral que utiliza as estradas municipais.

Projetos em andamento: Comunidade Bela Vista; Comunidade Passo da Ilha;
Comunidades Independência e Teolândia; Estrada Duque de Caxias.

—————–

Programa de Desenvolvimento da Agricultura – PRODEAGRI

Finalidade: Fornecimento de serviços, materiais de construção e insumos para a atividade agrícola de pequenas propriedades rurais.

Público-alvo: Pequenos produtores rurais com requisitos previstos em Lei, residentes no município, cuja família deve ter até três módulos rurais de Pato Branco e 50% da renda oriunda da agricultura. Deve ter também é preciso apresentar o bloco de produtor rural.

Abrangência: 300 propriedades.

Intervenções: O Prodeagri atualmente destina até R$ 3 mil para cada propriedade atendida, cujo produtor receber materiais ou insumos.

—————– 

Patrulha Rural: Programa de Manutenção das Estradas Rurais

Finalidade: Realizar ações permanentes para manter conservadas as estradas rurais do município, visando a trafegabilidade, a segurança e o escoamento da safra, bem como do transporte escolar.

Público-alvo:População em geral que utiliza as estradas municipais.

Abrangência: Anualmente, o programa realiza em média 1.200 quilômetros de obras.

Intervenções: As máquinas da Patrulha Rural, composta de caminhões, tratores, retroescavadeiras, motoniveladoras e rolos compactadores, realizam intervenções nas estradas com limpezas de bueiro, cascalhamento, patrolamento e compactação melhorando o nível de acesso e trafegabilidade do trânsito em geral.

—————–

Programa Porteira Adentro

Finalidade: Apoiar os pequenos agricultores, através da Patrulha Rural, com intervenções estruturais em sua propriedade. Atendimento à Lei Municipal nº 3.276/2009.

Público-alvo: Pequenos agricultores, inscritos no Cadastro de Produtores Rurais – CAD/PRO e proprietários de imóveis com no máximo três módulos fiscais (54ha).

Abrangência: Pequenas propriedades e agricultura familiar.

Intervenções: Atendimento solicitado pelo pequeno agricultor, para suprir suas necessidades de acesso a residência, galpões e demais serviços nas instalações da propriedade terraplanagens, bebedouros para gado, construção e reforma de silos, proteção de fontes, entre outros, conforme prevê a legislação.

Parceiros: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na realização das proteções de fontes.

—————– 

Programa de Inseminação Artificial – PIA

Finalidade: Desenvolver melhoramento genético do rebanho leiteiro.

Público-alvo: Agropecuaristas produtores de leite do município de Pato Branco.

Abrangência: Rebanho bovino dos agricultores do município, com média anual de 450 inseminações.

Intervenções: Treinamento de quatro inseminadores, distribuídos no interior do município, disponibilizando doses de sêmen de alta qualidade, que são repassadas ao produtor de leite a preço de custo.

Programa Flor do Campo

Finalidade: Melhorar a qualidade de vida das mulheres rurais, dando condições para fortalecer a renda da família.

Público-alvo: Mulheres agricultoras das comunidades rurais do município de Pato Branco.

Abrangência: Anualmente, cerca de 300 mulheres participam dos cursos ofertados pelo programa.

Intervenções: As comunidades rurais são beneficiadas com cursos de artesanato, transformação de alimentos e aulas de ginástica e lazer. Além disso, palestras e eventos de valorização das mulheres estimulam a autoestima e o desenvolvimento pessoal das participantes.

Parceiros: Associação de Mulheres Rurais de Pato Branco, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, SENAR, FAEP, FETAEP, SEAB, EMATER e Sociedade Rural.

—————–

Apoio à Cooperativa da Agricultura Familiar

Finalidade: Atender pequenos produtores, estimulando a entrega da produção à merenda escolar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Público-alvo: Produtores familiares de hortifruti.

Abrangência: Cerca de 85 produtores são beneficiados diretamente pelo programa.

Como funciona: Equipe técnica da secretaria Municipal de Agricultura, formada por agrônomos e médico veterinário, auxilia pequenos produtores cooperados a fomentarem a produção familiar com assistência técnica, vigilância sanitária e acompanhamento permanente.

—————–

Assistência Técnica aos Produtores de Leite

Finalidade: Atender pequeno produtor, estimulando aumento de produção de leite

Público-alvo: Produtores de leite da agricultura familiar.

Abrangência: Atende prioritariamente propriedades da agricultura familiar com produção de leite e derivados.

Como funciona: Atende pequenos produtores de leite com orientações e assistência técnica, incentivando o manejo adequado de pastagens, visando a sanidade e o avanço genético para o aumento na produção de leite no município.

Parceiros: Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e Emater.

 —————–

Apoio aos Piscicultores

Finalidade: Atender o pequeno produtor rural, estimulando produção de peixes no município.

Público-alvo: Produtores da agricultura familiar que têm espaço e disponibilidade de recursos hídricos naturais.

Abrangência: Anualmente, programa atende, em média, 135 produtores.

Como funciona: Com auxílio da equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, os piscicultores podem comercializar as produções em feira específica (Semana Santa), adquirir alevinos e obter disponibilidade de hora máquina para construção, reforma e ampliação de tanques.

Parceiros: SENAR e Sindicato Rural.

—————–

Programa de Controle e Erradicação de Brucelose

Finalidade: Atender pequenos produtores rurais com vacinação contra Brucelose, protegendo o rebanho bovino.

Público-alvo: Rebanho bovino de propriedades rurais do município de Pato Branco, animais com idade entre 3 e 8 meses.

Abrangência: Anualmente, programa atende, em média, 200 animais com vacinação contra Brucelose.

Como funciona: Realização de campanhas de vacinação a cada quatro meses contra a zoonose de bovinos, prevenindo prejuízos econômicos aos produtores.

—————–

Mercado do Produtor

Finalidade: Espaço atende pequenos produtores, viabilizando a comercialização da produção da agricultura familiar na feira do produtor e, ainda, incentivando o fornecimento dos alimentos à merenda escolar da Rede Municipal de Educação.

Público-alvo: Produtores de hortifruti da agricultura familiar.

Abrangência: O Mercado do Produtor tem 37 boxes disponíveis.

Como funciona: Através de processo licitatório e com licença da Vigilância Sanitária, o horticultor adquire o espaço na feira para comercializar seus produtos, na feira que abre às quartas-feiras e sábados. No local, a população encontra grande variedade de frutas, verduras, legumes, mel, geleias, embutidos e produtos de panificação.

—————–

Programa Hortas Escolares

O projeto Meu Canteiro, foi criado em 2021 em uma parceria com a Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Agricultura. A implantação de hortas nas escolas tem por objetivo não somente o cultivo de alimentos para os estudantes, mas também promover a educação alimentar e nutricional, a qual é reconhecida como uma ação estratégica para o alcance da segurança alimentar, nutricional e da garantia do direito humano a alimentação adequada. Para isso, vem sendo trabalhado a implantação de hortas escolares com o intuito de incentivar e ensinar os escolares sobre o cultivo, manipulação e a importância da alimentação saudável. A proposta da horta é o aprendizado multidisciplinar a partir da experiência prático didática, complementando as atividades já praticadas na escola.

—————–

Programa Horta Urbana Sustentável

O projeto Horta Urbana Sustentável, têm por objetivo o cultivo de alimentos através da produção sustentável de base agroecológica, além disso, busca o desenvolvimento de ações sociais e educacionais através de capacitação do público com cursos e oficinas práticas, auxiliar o convívio familiar e comunitário, proporcionando segurança alimentar e nutricional, fortalecendo o trabalho coletivo de forma organizada, com a perspectiva da economia solidária de públicos em situação de vulnerabilidade.

—————–

Programa Pato Rotas do Campo

Cadastro de Endereçamento Rural – Lei 5.887/2022.

Consiste na geração de um código global, criado entre as coordenadas de latitude e longitude, tendo como principais benefícios auxiliar a população rural em situações de emergências e serviços de entrega.

Aos interessados em aderir devem entrar em contato com a secretaria de agricultura.

—————– 

EVENTOS ANUAIS DA SECRETARIA

 Encontro comemorativo das Mulheres Agricultoras de Pato Branco em comemoração do Dia Internacional da Mulher

Público-alvo: Mulheres agricultoras do município de Pato Branco

Realização: Anual, presença de cerca de 400 mulheres.

—————– 

Programa Controle de Borrachudos e Repovoamento dos Rios

Finalidade: O programa tem como objetivo o controle populacional dos mosquitos Aedes aegypti e borrachudos (Simuliidae), visando reduzir os riscos à saúde pública (como dengue, chikungunya, zika e oncocercose), minimizar incômodos à população e promover o equilíbrio ambiental. Para isso, serão adotadas medidas sustentáveis como:

Distribuição anual de alevinos em rios e córregos, promovendo o repovoamento de espécies predadoras naturais das larvas;

Aplicação e distribuição periódica de biolarvicidas, de forma segura e ambientalmente adequada, visando interromper o ciclo reprodutivo dos insetos;

Recuperação da mata ciliar, criando ambientes desfavoráveis à reprodução dos mosquitos e favorecendo a presença de predadores naturais.

Público-alvo: População urbana e rural do município, especialmente comunidades próximas a rios, córregos e áreas com grande incidência de mosquitos.

Abrangência: Todo o território municipal, com foco em áreas de risco identificadas para a proliferação de mosquitos, especialmente zonas ribeirinhas e comunidades vulneráveis.

Parcerias: Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Meio Ambiente – CMMAPB

—————– 

Programa Conservação de Solos

Consiste em auxiliar agricultores na demarcação de contensões com terraceamento, a fim de evitar perdas de solo e danos nas estradas rurais.

—————– 

Programa de Proteção de Fontes

O Programa de Proteção de Fontes tem como objetivo auxiliar os agricultores na proteção e preservação das nascentes em suas propriedades. A iniciativa contempla a construção de proteções para as fontes de água, além da instalação de bebedouros para o gado em áreas de pastagem.

As ações do programa incluem:

Assistência técnica;

Fornecimento de materiais necessários;

Análise da qualidade da água;

Disponibilização de retroescavadeira para o desassoreamento de bebedouros.

Parceria: Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMMAPB).

CONHEÇA
PATO BRANCO!

Mais Fotos

NOSSO
ENDEREÇO!

Prefeitura do Município de Pato Branco

R. Caramuru, 271
Centro – Pato Branco – PR
CEP: 85501-064

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS!

TURISMO EM
PATO BRANCO!