NotíciasTecnologia

O sistema faz parte do projeto Pato 360°, que tem como objetivo utilizar a inteligência artificial para fortalecer a segurança da população

A Administração Municipal de Pato Branco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentou a segunda etapa do projeto Pato 360°, com o sistema de reconhecimento de automóveis. “Nosso compromisso é de prezar pelo bem-estar do pato-branquense, com ações de qualidade, beneficiando toda a população, além de fortalecer a segurança do município”, frisa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

O ato foi na 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco, na manhã desta quinta-feira (17), com a presença de representantes da segurança pública do município e vereadores.

Assim como o sistema de reconhecimento facial, apresentado em meados de maio deste ano, o sistema de reconhecimento de placas de automóveis faz parte do projeto Pato 360°, que tem como objetivo utilizar a inteligência artificial para fortalecer a segurança da população. Ele irá integrar o sistema de monitoramento já existente e é desenvolvido pela empresa pato-branquense Proc TI, sem custos adicionais aos cofres públicos.

“Estamos desenvolvendo ações inovadoras, prezando pelo dinheiro do cidadão, reforçando as ações já existentes, com melhorias e qualidade”, complementa o prefeito.

O sistema de reconhecimento está nas entradas da cidade. Conforme o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti, ele tem como objetivo trabalhar de forma integrada entre as forças de segurança de toda a região. “Caso haja uma ocorrência em uma cidade próxima, as forças de segurança emitem um alerta e se o veículo passar pelos pontos onde há o sistema, a polícia será notificada”. A alimentação do sistema, com dados, é feita pelas forças de segurança.

Pato 360°

Buscando utilizar a inteligência artificial para atender as demandas de todos os setores da sociedade pato-branquense e fortalecer a segurança pública, a Administração Municipal de Pato Branco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, está desenvolvendo o projeto Pato 360°, com sistemas interligados de monitoramento e reconhecimento.

Dividido em etapas, já estão em funcionamento os sistemas de reconhecimento facial e o de reconhecimento de placas de automóveis. A próxima contemplará ações voltadas para a zona rural do município.

Ainda será implementado o sistema Vigia 5.0. Já em funcionamento no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Raio de Sol, no bairro Bonatto, será ampliado para as demais unidades de educação da rede municipal de ensino.