EducaçãoNotíciasSaúde

Como uma forma de trabalhar a promoção, prevenção e atenção com a saúde, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve com os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das Escolas da rede de ensino municipal de Pato Branco, os Programas Saúde na Escola e Crescer Saudável.Abordando diversos temas, que visam contribuir para a formação integral dos alunos, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento das crianças e jovens.

Os programas iniciaram em abril e seguem até setembro. Ao todo, a equipe pretende atingir 6000 alunos da rede municipal.

“Promover projetos ou programas educativos contribui sensivelmente para a melhora do ambiente escolar e, consequentemente, na qualidade de vida dos alunos e da comunidade em geral. A escola é a área institucional privilegiada deste encontro, da educação e da saúde. Um espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relação favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma educação integral”, explica a enfermeira Gleide Cátia Presotto Bedenaroski, coordenadora das equipes Saúde da Família.

As ações são desenvolvidas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde dos bairros e conta com a participação de acadêmicos do curso de medicina do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep).