NotíciasSaúde

A partir de quinta feira (8), a vacinação contra a covid-19 será ampliada para pessoas com 46 anos  e, na sexta feira (9), para pessoas com 45, em Pato Branco. No sábado (10), paralelo à aplicação da segunda dose em idosos, haverá drive-thru para aplicação da vacina da Janssen, em caminhoneiros. A vacina tem dose única e, neste momento, não será estendida a profissionais do transporte coletivo de passageiros urbanos devido à quantidade de imunizantes recebidos.

Para as pessoas com 46 e 45 anos, a vacinação segue a mesma programação: no período da tarde (13h às 16h30), residentes nos bairros do município, em regiões que tenham unidades de saúde, deverão se dirigir até estes locais.

Já para a população central da cidade, sem unidade de referência (bairros La Salle, Parque do Som, Jardim Primavera, Jardim das Américas, Bancários, Sambugaro) a vacinação poderá ser realizada em dois pontos da cidade:  na sala de vacina do Centro, das 8h às 17h ou pelo drive-thru no Parque de Exposições (em frente à sociedade rural), das 8h às 17h30. Os dois locais não fecham no horário do almoço.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, trabalhadores de saúde, trabalhadores da educação de nível básico e superior e trabalhadores da assistência social que ainda não foram vacinados nas datas já agendadas deverão se direcionar exclusivamente no drive-thru no Parque de Exposições para repescagem.

Já pacientes com comorbidades, gestantes e puérperas, poderão se direcionar nas suas unidades de referência. “No caso das gestantes e puérperas é importante se atentar ao laboratório disponível, pois somente poderão ser vacinadas com a vacina do laboratório Butantan ou Pfizer”, frisou Emanoeli.

Caminhoneiros

No sábado (10), com o recebimento de novas doses da Vacina Janssen, serão vacinados  somente caminhoneiros que atuam no transporte rodoviário de cargas. Neste momento não será ampliada a vacinação aos trabalhadores do transporte coletivo, pois não haverá imunizantes para contemplar os dois grupos. A ação será realizada no Parque de Exposições das 15h às 17h, em modelo drive-thru.

A recomendação para este público é que se dirijam ao local somente a partir das 14h45, pois neste mesmo dia haverá aplicação da dose 2.

“Os caminhoneiros que estiverem na fila antes da hora agendada não serão vacinados, estes retornarão ao fim da fila, até o horário estabelecido. Solicito organização e compreensão em relação ao horário. Há imunizantes suficientes para contemplar este grupo prioritário”, destacou Emanoeli.

Pessoas que realizaram alguma vacina deverão aguardar no mínimo 14 dias para realizar a vacina contra a Covid-19. Pessoas com diagnóstico de Covid deverão aguardar 30 dias.

São documentos obrigatórios:

População geral: comprovante de residência, CPF, RG e carteira de vacinação.

Trabalhadores de saúde: comprovante de vinculação ativa em estabelecimento de saúde, carteira de registro profissional válida, RG, CPF e carteira de vacinação.

Trabalhadores de educação/assistência social: declaração fornecida pela instituição (conforme modelo já disponibilizado pelo município), holerite, RG, CPF e carteira de vacinação.

Caminhoneiros: Comprovante de residência, carteira de motorista categoria C ou E; RG; CPF; carteira de vacinação; carteira de trabalho ou holerite que comprove a vinculação com a função e/ou carteira de sócio de cooperativa de transporte de cargas (categoria de motorista) e/ou carteira de sócio dos sindicatos de transporte (categoria de motorista) e/ou comprovante de inscrição no Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas (RNTRC).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário