NotíciasSaúde

Mais de 1,5 mil homens foram contemplados com ações da Secretaria de Saúde pelo Novembro Azul e Vermelho, realizadas no último mês, em Pato Branco. As atividades estiveram focadas na saúde do homem e também na prevenção e combate ao câncer de próstata e de boca. De acordo com o setor responsável, só em procedimentos foram mais de 1,2 mil para saúde bocal e mais de 3 mil testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

“As ações conjuntas do novembro vermelho e azul foram de extrema importância”, apontou a enfermeira chefe do Setor de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Janine Pessotto. “Houve uma procura grande de homens para o cuidado com sua saúde. Percebemos o quanto vem sendo essencial o retorno de atividades preventivas e rastreio precoce de doenças, que a pandemia estava nos impedindo. Aos homens que não conseguiram acessar os serviços, lembramos que as unidades funcionam diariamente e estão disponíveis o ano todo para a realização de consultas médicas, odontológicas, testagens e orientações em geral”.

Ações

Para ampliar o público de pessoas atendidas durante todo o mês de novembro, as unidades de saúde dos bairros atenderam com horário estendido para garantir que homens trabalhadores pudessem ter acesso, no contra-turno, ao serviço de saúde. Só nessas ações, os profissionais de Pato Branco atenderam 561 pacientes, resultando em 1.574  testes rápidos

Outra frente de trabalho foi a visitação às empresas e instituições, onde foram prestadas orientações gerais da saúde do homem, saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis, aferição de pressão e glicose, avaliação nutricional e atividades físicas. Nos 12 locais visitados, 290 homens receberam atendimento, resultando em 158 testes rápidos para HIV, sífilis, HEP B e C. Destes, 10 tiveram o diagnóstico de sífilis positivo, sendo encaminhados para tratamento.

Já nos dois dias D, realizados no CEU das Artes e na Praça Presidente Vargas, 300 pessoas foram atendidas.

Foram parceiros das ações as secretarias de Esporte e Lazer, Ciência, Tecnologia e Inovação, Assistência Social, Hospital do Câncer, Gama, Sesc, Premem, Bioextratus, Unidep, Pato Vôlei, Pato Futsal, Pato Handebol, Taekwondo, Kickboxing, equipe Quebra-freio, CEU das Artes e Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário