NotíciasSaúde

A Secretaria de Saúde de Pato Branco, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, confirmou um caso de Influenza A, na terça-feira (14). Com este caso, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade da população procurar as unidades de saúde para receberem a vacina contra a gripe.

A paciente, uma jovem de 23 anos, está bem e não desenvolveu formas graves da doença. O setor de Vigilância Epidemiológica está investigando o caso.

Influenza

A Influenza A é um tipo de gripe causado por um vírus encontrado em várias espécies de animais, além dos seres humanos.

Ela é caracterizada por uma infecção aguda das vias aéreas, somada a um quadro febril (temperatura igual ou superior a 37,8°C), que geralmente atenua após dois ou três dias, normalizando em torno do sexto dia. Ela também costuma costuma causar dores de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça.  Em crianças, geralmente a febre é mais elevada e prolongada, podendo causar quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.

Em adultos saudáveis, o quadro clínico pode variar de intensidade.

O período de incubação do vírus é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Porém, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, ou seja, sem apresentar nenhuma reação.

Durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença. O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até 7 dias. A doença ainda pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.

Prevenção

A vacina é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus Influenza, reduzindo o agravamento da doença. Para impedir que o vírus circule é necessário manter a vacinação em dia, uma vez que pacientes sem a proteção ficam mais suscetíveis a desenvolver complicações devido à doença.

É recomendada vacinação anual contra a Influenza para os grupos-alvos definidos pelo Ministério da Saúde, mesmo que já tenham recebido a vacina na temporada anterior, pois se observa queda progressiva na quantidade de anticorpos protetores.

Em Pato Branco, ela pode ser solicitada em qualquer unidade de saúde.

Diante da pandemia da covid-19 e devido aos sintomas da Influenza A se assemelharem aos causados pelo coronavírus, em caso de aumento de notificações da doença, o sistema de saúde pode ser sobrecarregado.

No Brasil, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia apresentam casos confirmados de Influenza A em paralelo à pandemia da covid-19.

Para evitar que casos se agravem no município, a orientação é para que, quem não recebeu a vacina, vá ate sua unidade de saúde. Não há mais intervalo em relação à vacina da covid-19, podendo ser solicitada aos profissionais no mesmo dia.

O horário para vacina contra Influenza é das 8h às 11h e das 13h às 16h, em todas as unidades de saúde.

Além do imunizante, é preciso seguir as regras de proteção de qualquer tipo de infecção respiratória, como a da covid-19, que incluem:

• Manter a distância de 1,5 metros das outras pessoas;

• Higienizar as mãos com frequência. Lave com água e sabão ou use álcool gel 70%;

• Utilização correta das máscaras cobrindo a boca e o nariz;

• Adotar hábitos saudáveis, alimentar-se bem e manter-se hidratado;

• Não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros;

• Evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário