Geração de empregoNotícias

Para o próximo ano já há negociações encaminhadas para a instalação de empresas multinacionais

“Pato Branco vive um bom momento neste final de ano. Desde o segundo semestre de 2021 a retomada econômica vem se consolidando”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla. O município encerra o ano com saldo positivo na geração de emprego e renda, sendo 2.240 trabalhadores contratados, liderando as admissões diante todos os municípios da região Sudoeste do Paraná.

Os dados são referentes ao mês de novembro de 2021, divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No total, entre janeiro a novembro, foram 18.916 admissões e 16.676 desligamentos. As informações foram disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência na quinta-feira (23).

“Empresas de presença nacional e internacional tem mostrado interesse em se instalar em Pato Branco. Prova disso é a chegada de duas grandes redes de varejo, uma do varejo tradicional e a outra do varejo alimentar”, destaca Marcos.

Helio Jose Sartor está à frente da abertura de uma franquia do setor gastronômico no município. Ele frisa que, conforme estudo realizado, o ramo cresceu muito nos últimos dois anos e viu “na gastronomia e na cidade de Pato Branco um grande potencial. Vamos trazer um novo conceito”. A expectativa é para que o estabelecimento seja inaugurado em meados de janeiro.

“Essas empresas, com certeza, analisaram todo o cenário que Pato Branco oferece, como a questão de infraestrutura, disponibilidade de capital humano e as perspectivas de futuro da nossa cidade. Acreditamos que a tomada de decisão pela instalação das operações dessas empresas, reforça o projeto da atual gestão que é de oferecer condições e de apoiar a chegada de novos investimentos e, com uma visão a curto e médio prazo, a retomada total das atividades econômicas”, completa o secretário.

Helio também conta que realizou o processo de contratação dos funcionários pela Agência do Trabalhador que, neste ano totalizou 4.447 vagas formal abertas, (não contabilizando vagas para mensalistas, chacareiro e contratados via ME) e 2.160 pessoas inseridas no mercado de trabalho (esse dado pode variar para mais em função dos contratos via CPF e MEI).

“Sabemos que o impacto imediato da chegada dessas empresas se dá na contratação de pessoas para as atividades do dia a dia e que nos impulsiona também a trabalhar cada vez mais no município, com os processos de qualificação do capital humano necessário para essas e outras atividades”, complementa Marcos.

Retomada Econômica Pós-Covid-19

Com objetivo de fortalecer os pequenos negócios, retomar o crescimento, gerar empregos, renda e movimentar a economia local, motivou a Administração Municipal de Pato Branco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, juntamente com o Sebrae/PR, desenvolver um Plano Municipal de Retomada Econômica Pós-Covid-19.

As ações são voltadas a atender os setores que mais sofreram com os efeitos da pandemia do coronavírus, além de desburocratizar alguns serviços e, principalmente, facilitar o acesso ao crédito.

Para o próximo ano, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, já há negociações encaminhadas para a instalação de empresas multinacionais, assim alavancando, ainda mais, a economia e a geração de emprego e renda, além da possibilidade de profissionalização de mão de obra.

“Esse é o caminho e o projeto da atual gestão, um passo de cada vez, dentro das condições que sejam ofertadas para que o ambiente de negócio seja o mais favorável possível em nossa cidade. Ganha a cidade de Pato Branco e ganha a região como um todo”, finaliza.