AgriculturaNotícias

O abastecimento acontece mensalmente e o objetivo é que todos os produtores possam contar com o melhoramento genético a baixos custos, elevando a qualidade do plantel

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Agricultura de Pato Branco, abasteceu os botijões de nitrogênio do Programa de Inseminação para gado leiteiro. São cinco inseminadores, espalhados de forma estratégica nas áreas rurais do município, que atendem cerca de 90% dos produtores leiteiros do município. O abastecimento acontece mensalmente e o objetivo é que todos os produtores possam contar com o melhoramento genético a baixos custos, elevando a qualidade do plantel.

Ainda pelo programa, a Secretaria assegura a compra do sêmen por meio de licitação, o que garante custos reduzidos. Esse sêmen é repassado para esses cinco produtores, responsáveis pela inseminação, que pagam apenas a quantidade que utilizarem. A Secretaria ainda doa todo material necessário para a inseminação. Os produtores interessados buscam diretamente esses produtores, tendo como único gasto o deslocamento e o sêmen utilizado.

“Em uma escala comercial, os preços são elevados. Como a gente compra através de processo licitatório acaba se tornando mais rentável e você consegue melhorar a qualidade genética dos animais da propriedade. O maior foco é levar até o produtor que não tem tantas condições”, destaca o médico veterinário da Secretaria, Fabiano Alves da Silva.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário