DesenvolvimentoNotícias

Com o objetivo de oferecer qualificação e aperfeiçoamento profissional aos pato-branquenses, a Prefeitura de Pato Branco lançou o programa Qualifica Pato Branco, com cursos de capacitação voltados à mão de obra totalmente gratuitos.

“É o maior programa de qualificação profissional da história do nosso município, de aperfeiçoamento da mão de obra pato-branquense. São cursos de qualidade, que visam atender as necessidades dos empreendedores e dos colaboradores”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. O ato foi na manhã desta segunda-feira (4), no auditório do Largo da Liberdade.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o programa foi construído em parceria com as instituições que compõem o Sistema S, ouvindo as necessidades dos empresários e visando atender as demandas dos setores automotivo, confecções, construção civil, metalmecânico, moveleiro, tecnologia da informação, comércio, serviços, gastronomia e hotelaria.

“O programa tem o objetivo de melhorar os indicadores de formação profissional, ampliar o potencial de geração de emprego, de renda e de qualidade de vida da população da nossa cidade. Ouvimos as necessidades dos empresários de Pato Branco para podermos elaborar uma grade de cursos ampla e estratégica, para atender as mais diversas demandas”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla.

Ao todo, serão ofertados cerca de 30 cursos, todos gratuitos, até o final de 2024, ministrados pelos Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Quatro cursos já estão com inscrições abertas. Ao todo, são 95 vagas disponíveis para os cursos em mecânica industrial, eletricista de automóveis, eletricista predial e marceneiro de móveis. Os interessados podem realizar as matrículas pelo link https://qualificapb.com.br ou na Agência do Trabalhador de Pato Branco.

Para este ano também estão previstos os cursos de mecânico de freios, suspensão e direção de veículos leves, soldador, desenvolvimento de sistemas, instalação e manutenção de aparelhos de ar condicionado, operação de sistemas de refrigeração industrial, manutenção em refrigeração comercial e instalação de câmaras, montagem e manutenção de câmaras frigoríficas, mestre de obras e torneiro mecânico.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone número 46 3272 1450, ou diretamente na Agência do Trabalhador de Pato Branco, na Travessa Santo Colla – 102, Baixada Industrial.