EducaçãoPSS

A Câmara de Vereadores de Pato Branco sancionou dois projetos de lei na tarde da última segunda (21): o projeto de lei que estabelece a realização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o emprego público de Zeladora e o projeto que estabelece o aumento de vagas para a contratação de professores. São duas funções que estavam em falta nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Com isso, será possível ampliar vagas possibilitando o atendimento de mais crianças, auxiliando as famílias patobranquenses.

São 60 vagas para Zeladoras, 30 vagas já estão atuando e 140 vagas para professores, que serão chamadas do Processo Seletivo Simplificado de 2021. Esta ação é de caráter emergencial. Conforme Fernanda Andrade, da Secretaria de Educação e Cultura de Pato Branco, “esses profissionais auxiliarão na aprendizagem e na organização das escolas”.

Para o prefeito Robson Cantu, “com esse chamamento esperamos suprir as demandas de serviços e zerar as filas de espera de vagas para os Cmeis. Foi uma conquista conjunta entre a nossa gestão e muitos pais. Nos próximos dias, esses profissionais serão chamados”.

Como será finalizado o processo de concurso público em Julho de 2022, é necessário a complementação de profissionais para suprir a demanda existente, por isso a necessidade dos professores em contrato emergencial serem convocados para o trabalho em escolas e CMEIs. “Seria um período muito longo para ficar sem estes profissionais para atender a demanda municipal”, completou Fernanda.

Na quarta (23) será publicado o chamamento, através de portaria, dos professores já inscritos no Processo Seletivo de 2021, e a partir do momento que os profissionais forem chamados, devem se apresentar no setor de Recursos Humanos da Prefeitura, para os trâmites legais. Após este período, os professores serão encaminhados para as escolas. Este processo levará em torno de 10 a 15 dias.

O edital para zeladora está disponível através do link https://patobranco.pr.gov.br/wp-content/themes/patobranco/download.php?f=aHR0cDovL3BhdG9icmFuY28ucHIuZ292LmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIyLzAzL0VkaXRhbC0wMDEtMjAyMi1QU1MtWmVsYWRvcmEuZG9jeGRhdGU9MjAyMi0wMy0yMw==.